Robinho joga pressão de renovação para Santos FC e não descarta sair
Por Juan Reol/#Santaportal em 21/05/2015 às 18:23
SANTOS FC – Empossado como presidente do Santos Futebol Clube-SP no dia 2 de janeiro de 2015, após disputadíssimas eleições em dezembro de 2014, o presidente Modesto Roma Júnior vive agora seu primeiro momento de “corda no pescoço” à frente do Peixe. Após receber um clube completamente endividado, incluindo salários e direitos de imagens de atletas atrasados e, mesmo assim, conseguir administrar tudo para que a equipe terminasse o Campeonato Paulista 2015 como campeã, um novo obstáculo prometer “tirar o sono” do mandatário: a permanência ou não do craque Robinho.
O Rei das Pedaladas concedeu entrevista coletiva no Centro de Treinamento Rei Pelé na tarde de quinta-feira (21) sobre sua situação. Seu contrato com o Peixe vence no meio de ano e a expectativa de Roma, dirigentes, conselheiros, sócios e torcedores é que ele renove o quanto antes. No início da semana Robinho se desvinculou definitivamente do Milan-ITA, que detinha seus direitos econômicos e federativos (ele tem contrato de empréstimo com o Alvinegro Praiano), o que facilitaria seu acordo com a equipe santista.
Também no início da semana, sem saber que Robinho havia rescindido contrato com o Milan-ITA, Modesto Roma Júnior viajou para a Itália para negociar a renovação do camisa 7 com o Santos FC-SP, esforço que já não era mais necessário, pelo menos com os italianos. Além do desencontro entre presidente, atleta e a advogada dele, Marise Alija, há também o imbróglio de dívidas do clube com o atleta. Mesmo com montantes recebidos com a conquista do Paulistão 2015 e um empréstimo de R$ 8,5 milhões (investidor oculto), o Peixe segue com débitos com o jogador.
Nesse tempo outros clubes, do Brasil, como Cruzeiro-MG e Flamengo-RJ, e do exterior, demonstraram interesse na contratação de Robinho, que na tarde desta quinta-feira deixou claro que é profissional e está aberto a receber propostas e que quem tem pressa para renovação é o Santos FC-SP, não ele, já que sua preocupação é apenas se dedicar nos treinos e nos jogos.
Robinho iniciou a entrevista coletiva reforçando que os boatos de sua saída, principalmente para o Flamengo-RJ, não tinham fundamento. “Para falar a verdade, esta é uma coletiva normal e também para esclarecer algumas coisas que saíram na imprensa nos últimos dias. Saiu que eu ia jogar em time A, B ou C. Não entendo nada de jornalismo, mas o jornalista tem que ser mais responsável para publicar as matérias, porque fica todo mundo me ligando”, iniciou.
“O que tem de verdade é que agradeço a Deus por ter clubes interessados no meu futebol, mas tenho contrato com o Santos FC-SP e pretendo cumpri-lo. Essa que é a grande verdade e não tem nenhuma outra verdade”, concluiu sobre o assunto.
A rescisão de contrato entre Robinho e Milan-ITA vale a partir de 1º de julho de 2015, o que facilita sua renovação com o Santos FC-SP. E, segundo ele, há uma reunião já agendada com seu pai, empresário e representantes do Alvinegro Praiano.
“Acho que no Santos FC-SP estou em casa. Me sinto feliz e a diretoria já agendou a conversa com o meu empresário, com meu pai e o que pretendo é continuar no Santos FC-SP. Então estou focado no meu trabalho, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, é isso que tem de verdade”, disse. “O meu foco é jogar. Enquanto estiver vestindo a camisa do Santos FC-SP, neste mais um mês de contrato, a diretoria que deve se manifestar para conversar com os meus representantes e o que tenho que fazer é ficar focado no meu trabalho, focado no grupo e ajudar os companheiros”, completou o Rei das Pedaladas.
Sobre os salários e direitos de imagem atrasados, Robinho deixou claro que são fatores que complicam a negociação. De acordo com o Menino da Vila, como planejar um contrato de cinco anos, como quer o presidente Modesto Roma Júnior, se suas dívidas atuais ainda não foram quitadas. “Não adianta a gente pensar no futuro se atualmente não está nada certo. Então a diretoria tem que acertar não só comigo, mas com todos os jogadores, e depois pensar em um projeto futuro de ficar por mais tempo no Santos FC-SP. Claro que sempre vou dar preferência para o clube que me criou que é a minha casa, que é o Santos FC-SP, mas tem sim que acertar as pendências, não só comigo, mas com o grupo todo, e depois pensar em renovação”, explicou o camisa 7, deixando clara a pressão contra a diretoria santista.
E a pressão continuou. Além do entrave com salários e direitos de imagem, Robinho deixou claro que o desespero e pressa pela renovação não são dele, e sim do Santos FC-SP. Ele, como atleta, tem que priorizar seu papel nos treinos e nos jogos, sem se preocupar com os bastidores. “Acho que o presidente falou que tinha uma reunião agendada com meu pai junto com a minha advogada, mas eu não tenho pressa, estou tranquilo, focado no meu trabalho. Mas a diretoria que deve se manifestar em ter pressa ou não, então tenho que fazer aquilo que venho fazendo: treinar forte, me dedicar, procurar fazer o meu melhor aqui no Santos FC-SP e depois me apresentar bem na Seleção. Então, se tiver que ter pressa, não é da minha parte, é da parte da diretoria do clube, não minha”, mandou o recado.
E para deixar o torcedor “de cabelo em pé”, Robinho não fechou as portas para outras propostas, mesmo de rivais brasileiros e até de clubes paulistas. “Preferência ao Santos FC-SP porque fui criado aqui, mas sei que no futebol as coisas mudam muito rápido. Nunca quis usar o clube que me criou, pelo contrário. Mas sou profissional. O Santos FC-SP vai ter a preferência, mas o clube que me fizer uma proposta melhor, é claro que vou estudar com carinho, pensar com a minha família no que é melhor pra mim”, falou.
Além de pressionar Modesto Roma Júnior e sua estafe, Robinho achou tempo também para falar sobre como se sente no clube que o revelou. E também da forma como é tratado dentro do Alvinegro Praiano. “Ninguém gosta de sair de onde já é bem recebido e querido pelos torcedores. Sou um torcedor dentro de campo, me sinto muito feliz e orgulhoso de estar vestindo a camisa do Santos FC-SP”, iniciou.
“Então existem ‘N’ fatores positivos para que eu queira continuar no clube, o clube que me revelou, onde ganhei mais títulos. Enfim, uma série de fatores positivos e espero que eu possa continuar”, concluiu Robinho sobre seu afeto e respeito pelo Alvinegro Praiano.
Robinho estará à disposição do Santos FC-SP para mais dois compromissos válidos pelo Campeonato Brasileiro 2015 antes de se apresentar à Seleção Brasileira para a disputa da Copa América 2015, que será disputada no Chile entre 11 de junho e 4 de julho. Ele estará em campo no domingo (24), às 16 horas, na Arena Condá, em Chapecó (SP), para enfrentar o Chapecoense-SC. A outra partida acontece no dia 31 de maio, às 11 horas, quando o Peixe pega o Sport Recife-PE no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP).
Clique aqui para acompanhar a entrevista completa na Santos TV!!!
*Colaborou a estagiária Nathalia Pini.