Real Madrid vira sobre City no final e leva vantagem à Espanha
Por Folha Press em 12/02/2025 às 08:11
![Reprodução/Instagram @realmadrid](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/Real-Madrid-6.jpg)
Uma falha do goleiro Ederson e um erro da defesa do Manchester City em um intervalo de seis minutos, já na reta final do confronto pelos “playoffs” da Champions League, nesta terça-feira (11), permitiram ao Real Madrid buscar a virada.
No Etihad Stadium, em Manchester, os donos da casa estiveram à frente do placar duas vezes, ambas após gols anotados por Erling Haaland, sendo um em cada tempo, mas o Real conseguiu buscar a virada com Mbappé, Brahim Díaz e Bellingham. Os três marcaram na etapa final e decretaram o 3 a 2.
Movimentado antes mesmo de a bola rolar -a torcida do City abriu bandeirão no qual provocava Vinicius Junior pela Bola de Ouro de Rodri-, o jogo teve cinco gols e poderia ter tido mais. As duas equipes tiveram muito volume ofensivo, com numerosas oportunidades claras.
A partida de volta está marcada para a próxima semana, na quarta-feira (18), no estádio Bernabéu, em Madri. Quem sobreviver avançará às oitavas de final da principal competição europeia, com adversário a ser definido em sorteio (Atlético de Madrid ou Bayer Leverkusen).
Esse foi o 13º encontro entre os dois clubes, todos ocorridos na Champions, e apenas o primeiro em que o Real terminou com vitória na Inglaterra. Até então, em sete duelos em Manchester desde a temporada 2012/13, o time inglês havia vencido três vezes, com quatro empates.
Até os 42 minutos do segundo tempo do oitavo embate em solo inglês, parecia que os donos da casa levariam a melhor novamente, em vantagem com os gols de Haaland, aos 19 do primeiro tempo, após passe de Grealish, e aos 35 do segundo, em cobrança de pênalti.
O Real havia empatado no início da etapa final, com Mbappé, que tentou marcar um golaço de voleio e acabou marcando um gol feio de canela, aos 15.
Restando quatro minutos para o fim do tempo regulamentar, porém, os visitantes começaram a reagir após um erro do goleiro Ederson. Primeiro, ele falhou na reposição e cedeu a posse para o Real. Na sequência da jogada, o brasileiro defendeu um chute de Vinicius Junior, mas espalmou para o meio da área. No rebote, aos 42, Díaz empatou.
Pouco depois, já nos acréscimos, Vinicius Junior apareceu novamente, levou vantagem sobre Rico Lewis, saiu cara a cara com Ederson e tentou encobrir o goleiro. O chute não foi o melhor, mas Bellingham apareceu para completar o serviço, aos 47.
Embora não tenha deixado sua marca, Vinicius festejou muito sua atuação diante dos ingleses, que o provocaram desde sua chegada ao estádio. Ele foi eleito pela Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) o melhor jogador da partida.
“Nunca tive medo de nenhuma torcida, nunca tive medo de nada que acontece dentro de campo. A cada coisa que a torcida adversária faz, eu fico mais emocionado, fico com mais vontade de fazer gols, de fazer uma grande partida. Hoje, eu tinha muito claro o que tinha de fazer para ajudar a minha equipe”, disse.
Antes de a bola rolar, o City publicou em sua conta oficial no X fotos da chegada do Real Madrid, incluindo uma de Vinicius Junior passando ao lado de uma imagem de Rodri com a Bola de Ouro nas mãos.
Assim que o Real Madrid apareceu no gramado para fazer o aquecimento, a torcida do time inglês exibiu um bandeirão com a imagem de Rodri beijando a Bola de Ouro, acompanhada da frase: “Stop crying your hear out” (pare de chorar), que também é título de uma música da banda Oasis, liderada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, torcedores do City.
Rodri, ausente do confronto desta terça e sem jogar desde setembro de 2024, quando sofreu uma lesão grave no joelho direito, superou Vinicius Junior na última disputa da Bola de Ouro por uma diferença de 41 pontos -1.170 a 1.129. Inconformado com o resultado, o Real Madrid boicotou a festa da revista France Football.
Já no prêmio promovido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), o brasileiro foi apontado como o melhor.