Portuguesa apresenta novos uniforme e mascote para temporada 2015
Por #Santaportal em 15/04/2015 às 16:53
PORTUGUESA SANTISTA – A Portuguesa Santista-SP realizou na noite de terça-feira (14) a apresentação oficial do novo uniforme para a temporada 2015. A camisa da Briosa foi apresentada na sede da concessionária Atri Fiat, em Santos (SP), juntamente com um coquetel à imprensa promovido pelo clube e que contou com a presença de jogadores, comissão técnica e convidados.
Além do novo manto, da empresa Umbro, houve também a apresentação de uma diferente atração para os jogos disputados em Ulrico Mursa: o Galo da Briosa, que faz referência ao Galo de Barcelos, um dos símbolos nacionais de Portugal. Mas a Cachopinha, a portuguesinha símbolo tradicional da equipe, não perderá seu espaço. Ela ganhou um “companheiro”.
O uniforme da Portuguesa Santista-SP para 2015 é uma réplica daquele utilizado pelo time de 1964/1965, campeão paulista da Divisão Intermediária (atual Série A-2). Ele será utilizado preferencialmente nos jogos disputados em Ulrico Mursa e já está à venda na secretaria do clube e no site oficial da Briosa.
Galo da Briosa, o Galo de Barcelos
O Galo de Barcelos simboliza a lenda de um peregrino que, de passagem por Barcelos, a caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, para pagar uma promessa, foi acusado pelo roubo de pratas em uma estalagem em que havia se hospedado. Condenado à forca, teve como último pedido falar com o juiz que o condenara. Ao chegar à casa do juiz, que oferecia um banquete a alguns convidados, pediu clemência e disse estar tão certo de ser inocente do que era acusado que, no momento em que fosse enforcado, o galo assado que fazia parte daquela refeição dançaria. Todos riram e o peregrino foi de fato levado à forca.
No momento de sua execução, o galo então começou a dançar, o juiz correu rumo à forca e lá constatou que, por um nó mal dado, o peregrino havia se salvado. Diante disso, o juiz o inocentou e ele seguiu viagem. “O Galo da Briosa foi ‘tropicalizado’, por isso não é preto como o de Barcelos. Remetendo à lenda, ele representa o renascimento da instituição Portuguesa Santista, a fé de acreditar sempre no trabalho e na verdade. O Galo da Briosa será unicamente um mascote de campo, uma atração nos jogos em Ulrico Mursa. A Cachopinha continua sendo o mascote oficial do time”, explicou Wladimir Mattos, diretor de futebol da Briosa e presidente da Kourusport Marketing Esportivo, empresa que gerencia o futebol do clube.
Em breve uma ação promocional será realizada para que a torcida dê um nome ao Galo da Briosa.
Cachopinha
A Cachopinha, uma menina portuguesa, é a mascote oficial da Portuguesa Santista-SP e acompanha a equipe desde que ela participava de vários festivais de futebol amador e obtinha viradas históricas, o que lhe rendeu o apelido de Briosa. Parte da história do clube, a Cachopinha permanece como um dos símbolos oficiais da instituição e pode ser vista estampada nas principais peças de divulgação e suvenires. Além disso, novos produtos relacionados a ela serão lançados ainda este ano.