Palmeiras repudia gritos homofóbicos da própria torcida contra Romero
Por Flavio Latif e Beatriz Cesarini/Folhapress em 13/04/2025 às 13:20

Através de nota oficial, o Palmeiras repudiou os gritos homofóbicos da torcida do Palmeiras contra o atacante Ángel Romero, do Corinthians. O atleta foi alvo de ataques discriminatórios durante o aquecimento da equipe alvinegra antes do dérbi realizado no último sábado, na Arena Barueri.
Na manhã deste domingo, o Palmeiras enviou um comunicado oficial à reportagem para divulgar o posicionamento em relação aos gritos homofóbicos entoados pela própria torcida na noite do sábado (12), durante o clássico contra o Corinthians.
“O Palmeiras repudia toda e qualquer forma de preconceito e, como é de conhecimento público, segue comprometido com o combate à discriminação. O clube promove constantes campanhas de conscientização sobre o tema, vem cobrando das autoridades punições mais severas e toma todas as providências que lhe cabem, de modo a coibir práticas inaceitáveis como homofobia, racismo e xenofobia, entre outras”, Palmeiras, através de nota oficial.
Parte da torcida alviverde entoou gritos homofóbicos durante o aquecimento do Timão. Romero estava próximo das cadeiras inferiores da Arena, enquanto realizava alongamento. Os torcedores se levantaram das cadeiras para proferir os xingamentos preconceituosos.
Foi possível ouvir com clareza a frase “Romero, v*o!”. O cântico durou cerca de 10 segundos, porém logo foi abafado pela celebração dos torcedores com a entrada do elenco palmeirense para o aquecimento.
“O clube aproveitou para reforçar as ações tomadas após flagrar um torcedor palmeirense fazendo gestos racistas no duelo contra o Cerro Porteño, na última quarta-feira, pela fase de grupos da Copa Libertadores.
Após o jogo contra o Cerro Porteño-PAR, por exemplo, o Palmeiras, em poucas horas, identificou um torcedor flagrado fazendo gestos de cunho racista e o puniu exemplarmente – ele foi excluído do Avanti, bloqueado no sistema de venda de ingressos para os jogos do Verdão como mandante e notificado de que terá de arcar com eventuais prejuízos causados em caso de punição ao clube; além disso, um Boletim de Ocorrência foi registrado para a completa apuração do caso”, apontou o clube.
“A discriminação é um problema estrutural enraizado na sociedade e somente será extirpado do futebol com o empenho de todos nós”, finalizou.