Na despedida de Renato, Santos encerra jejum e vence Atlético-MG na Vila
Por #Santaportal em 24/11/2018 às 23:21
BRASILEIRÃO – Na despedida do volante Renato, o Santos deu fim a um jejum de cinco jogos sem vitórias e derrotou o Atlético-MG, por 3 a 2, na noite deste sábado (24), na Vila Belmiro, em duelo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Carlos Sánchez, Felippe Cardoso e Gabriel marcaram para os santistas, enquanto Ricardo Oliveira, duas vezes, descontou para os mineiros.
Sem chances de classificação para a próxima Copa Libertadores da América, o Peixe subiu para o nono lugar, com 50 pontos. O Atlético-MG, por outro lado, encerrou uma sequência de três vitórias seguidas, mas continua em sexto, com 56, O Galo, porém, pode ser ultrapassado pelo Atlético-PR, que recebe o Ceará neste domingo (25), na Arena da Baixada, no complemento da rodada.
Os dois times voltam a campo no próximo domingo (2), às 17h, quando será disputada a última rodada do Brasileirão. O Atlético-MG recebe o Botafogo, no Independência, enquanto o Santos visita o Sport, na Ilha do Retiro.
O jogo
A partida começou bastante movimentada na Vila. Logo no primeiro minuto, Sanchez abusou da categoria em cobrança de falta e abriu o placar para a equipe praiana.
O Galo tentou responder logo em seguida com Ricardo Oliveira. O ex-santista recebeu em velocidade pela ponta esquerda, invadiu a área e deu um leve toque na saída de Vanderlei, mas errou o alvo.
O jogo seguiu aberto e movimentado com os dois times criando boas oportunidades. O Atlético-MG, contudo, teve mais precisão e conseguiu empatar aos 16 minutos. Ricardo Oliveira recebeu na entrada da área e mandou no canto de Vanderlei, que chegou a tocar na bola, mas não conseguiu impedir o gol de empate dos visitantes.
O Santos não se abateu com o gol de empate e, em trocas de passes, encontrava espaços na zaga atleticana. Em um desses lances, aos 33, Pituca deixou Felippe Cardoso dentro da área, O centroavante passou pelo marcador e finalizou forte, sem chances para Victor: 2 a 1.
O Peixe continuou em ritmo forte e, aos 36, chegou ao seu terceiro gol. Gabriel recebeu de Dodô e tocou na saída do goleiro para ampliar. Artilheiro isolado da Série A, o camisa 10 chegou aos 18 gols na competição.
O Atlético-MG voltou para o segundo tempo tentando reanimar o jogo. Logo aos sete minutos, Vanderlei saiu errado após cobrança de escanteio e, no bate-rebate, Ricardo Oliveira junto com Alison, mandou a bola para o fundo das redes.
Os dois times tiveram espaço para jogar, mas com o desgaste, o que se viu foi um festival de faltas duras para tentar parar contra-ataques. Em apenas seis minutos, Dodô, Alison e Pituca foram amarelados em faltas duras. No ataque, foi o Santos quem teve a melhor chance com González, mas Victor caiu bem para fazer a defesa em finalização à queima-roupa.
Aos 31, Sánchez cometeu falta dura em Elias no meio-campo e recebeu o cartão vermelho do árbitro. Com isso, o Galo tentou uma pressão no final, em busca do empate.
Mesmo com um jogador a menos em campo, a equipe conseguiu se segurar e comemorou a vitória. O volante Renato, que entrou durante o segundo tempo, jogou na Vila pela última vez em sua carreira antes de pendurar as chuteiras e assumir definitivamente o cargo de executivo de futebol do Santos.

Ivan Storti/Divulgação Santos FC