Leomon recebe Prêmio Paralímpico como melhor da modalidade
Por Santa Portal em 14/12/2024 às 06:00
O atleta Leomon Moreno, do goalball do Santos FC/Lar das Moças Cegas, recebeu o Prêmio Paralímpico como melhor atleta da modalidade. Trata-se da maior premiação do paradesporto nacional e é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (12), no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
“É um troféu que resume todo o trabalho feito. É uma felicidade imensa saber que, com humildade desde o início, consegui chegar aqui. Será sempre assim, com humildade e coletividade. Este prêmio não é só meu, é de todo o goalball brasileiro”, afirmou Leomon.
Leomon Moreno da Silva tem 31 anos e nasceu em Brasília. Ele perdeu a visão quando ainda era um bebê, por conta de uma retinose pigmentar. O atleta conheceu a modalidade por meio dos irmãos, que já praticavam o esporte e possuem a mesma doença que ele.
Começou a defender o goalball Santos FC/ Lar das Moças Cegas em 2016. Em 2018 foi escolhido como o melhor jogador do mundo na modalidade. Disputou quatro olimpíadas. Em Londres, conquistou a prata, no Rio de Janeiro o bronze, e em Tóquio a tão sonhada medalha de ouro. Em 2024, em Paris, ficou com o bronze. Também tem o título na Nations Cup, em competição realizada esse ano na Alemanha.
Em sua 13ª edição, o Prêmio Paralímpicos reconheceu os feitos dos atletas que se destacaram nas competições ao longo de 2024, ano no qual o Brasil alcançou a quinta colocação dos Jogos Paralímpicos de Paris, melhor posição já atingida pelo país na história do megaevento. O resultado foi obtido com um número recorde de 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.
A eleição dos 24 vencedores foi feita por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações responsáveis por cada uma das modalidades representadas na premiação.