Guilherme Basseto disputa revezamento em segunda Olimpíada: "Próximo degrau"

Por Gustavo Sampaio em 23/07/2024 às 20:00

Reprodução/UnisantaEsportes
Reprodução/UnisantaEsportes

Faltam três dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e o nadador da Unisanta, Guilherme Basseto, vai para a sua segunda Olimpíada. O atleta tem a chance de conquistar uma medalha no revezamento 4x100m medley misto para o Brasil.

Basseto chega a Paris após um ciclo olímpico vitorioso. O nadador de 27 anos conquistou uma prata e um bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, além de ter ficado com três ouros e uma prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022.

Em entrevista ao Santa Portal, o nadador explicou que começou na natação por uma indicação médica para o tratamento da bronquite. Ele também afirmou que começou a gostar do esporte com o tempo.

“No início não gostava da natação, mas conforme fui ficando mais velho e obtendo vitórias em campeonatos regionais e estaduais fui percebendo que tinha jeito para a coisa”.

O atleta também trata essa segunda Olimpíadas como algo maior do que uma simples realização de um sonho, e buscará resultados melhores do que em Tóquio 2020.

“Por ser minha segunda edição de Jogos, não digo que seja sonho desta vez. Imagino mais como uma escada para alcançar o próximo degrau em questão de melhores colocações, mas a primeira edição com certeza foi a realização de um sonho”.

Basseto detalhou melhor a preparação brasileira, e quais serão os detalhes finais ajustados para ir em busca da medalha. “A preparação foi a melhor possível, agora restam somente aqueles ajustes técnicos finais, alinhar fuso horário, equilibrar a alimentação, acostumar com o clima e manter a mente calma”.

O atleta explicou sobre como esta classificação e performance dele poderá influenciar o esporte na Baixada Santista. 

”É muito importante para a carreira de um atleta se classificar para os Jogos Olímpicos, isso coloca o atleta em outro patamar e poder representar o Brasil e a Baixada Santista no meu segundo jogos tem um gostinho especial”.

Basseto ainda citou suas principais inspirações. “Michael Phelps me ajudou a desenvolver admiração pelo esporte quando ainda era só um garoto. Já pensando no cenário brasileiro, tive Guilherme Guido e Daniel Orzechowski como mentores e ídolos a serem alcançados”.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam, oficialmente, nesta sexta-feira (26), e a prova de Basseto será no dia 2 de agosto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.