01/04/2025

Fonseca está no top 20 do mundo no ano e larga como 2º favorito ao Next Gen

Por andré Martins e Alexandre Cossenza/Folhapress em 01/04/2025 às 11:17

Mary Grace Grabill | @arizonatennisclassic
Mary Grace Grabill | @arizonatennisclassic

Atual número 59 no mundo, João Fonseca é um dos 20 tenistas que mais pontuaram no ranking da ATP em 2025 e aparece em segundo na corrida para o Next Gen Finals, torneio de jovens prodígios do qual ele já se sagrou campeão no ano passado.

Corridas na temporada

Fonseca é o 20º no Race to Turin, que classifica os tenistas que mais pontuaram na temporada e define os classificados para o ATP Finals. Em novembro, após os torneios ATP 250 de Belgrado e Metz, os sete atletas mais bem colocados e um oitavo participante -que pode vir desta tabela ou via Grand Slam- disputarão o torneio para ver quem leva o “título” do ano.

O brasileiro já soma 732 pontos em tal ranking por seu desempenho nos três primeiros meses de 2025. Neste começo de temporada, João conquistou três títulos (Challengers de Camberra e Phoenix e ATP 250 de Buenos Aires), além de ter feito sua estreia na chave principal de Grand Slam e de ter chegado pela primeira vez a uma terceira rodada de Masters 1000.

O carioca de 18 anos é o tenista mais jovem no top 20 da corrida para Turim. Ele está a 263 pontos do primeiro integrante do top 10, o norte-americano Taylor Fitz. Já o líder no Race to Turin é o nº 1 do ranking geral, o italiano Jannick Sinner, que registra 2 mil pontos por ter vencido o Aberto da Austrália em janeiro -antes de cumprir suspensão de três meses por doping.

Já entre as promessas do tênis, Fonseca desponta em segundo no Race to Jeddah. O brasileiro estava disparado na liderança dos tenistas de até 20 anos, mas foi ultrapassado na nova atualização da lista após o tcheco Jakub Mensik, de 19 anos, ter vencido Djokovic na final e faturado o Masters 1000 de Miami no último final de semana. Neste ranking, João tem 710 pontos, enquanto o primeiro colocado saltou para 1.330.

No entanto, o UOL apurou que o carioca não deve disputar novamente o Next Gen Finals, do qual é o atual campeão. A comissão técnica e o entorno de Fonseca ainda não bateram o martelo, mas seu retorno ao torneio na Arábia Saudita é visto como “dificílimo”.

Até então, nenhum vencedor das seis edições anteriores disputou o Next Gen Finals no ano seguinte ao título, mesmo os que ainda estavam dentro da faixa etária.

Próximo passo

João é o atual número 59 do mundo, registrando sua melhor posição na carreira no ranking geral da ATP -que não leva em consideração somente a pontuação neste ano. O brasileiro vem quebrando seu próprio recorde a cada mês. Em abril do ano passado, ele era apenas o 288º.

Fonseca tirou um período de férias após ter disputado oito torneios praticamente seguidos neste começo de ano e deve retornar ao circuito na última semana de abril. Depois da eliminação em Miami, o carioca disse que tiraria um tempo de descanso antes de começar sua preparação para a temporada no saibro e citou o Masters 1000 de Madri, que começa no próximo dia 23.

“Estou de férias agora, tenho uma semana de férias, voltar para o Rio e descansar com família, namorada. Descansar um pouco, depois volto a treinar no saibro, duas semanas no Rio e começo a preparação em Madri, provavelmente”, disse Fonseca à ESPN, após eliminação em Miami.

Últimos campeões do Next Gen Finals

2024: Fonseca

2023: Medjedovic

2022: Nakashima

2021: Alcaraz

2020: Não realizado devido à pandemia de covid-19

2019: Sinner

2018: Tsitsipas

2017: Chung

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.