Federação Italiana de Futebol aprova norma 'anti-Superliga'
Por ANSA em 26/04/2021 às 11:11
FUTEBOL INTERNACIONAL – A Federação Italiana de Futebol (Figc) aprovou nesta segunda-feira (26) uma regra para tentar impedir que os clubes do país participem de campeonatos organizados por associações privadas não reconhecidas pela Uefa e a Fifa, como a “Superliga”.
Os times inscritos para disputar os torneios organizados pela Figc automaticamente se comprometem a não participar de competições elaboradas por entidades não reconhecidas pela federação italiana, Fifa e Uefa.
Caso algum clube italiano descumpra a medida, será excluído dos campeonatos da Figc, como a Série A e a Copa da Itália.
Além de torneios, a nova regra cobrirá também a disputa de jogos amistosos não autorizados pelas entidades.
O projeto de 12 dos clubes mais ricos da Europa de criar uma “superliga” fechada no continente para substituir a Champions League não durou nem três dias e naufragou após protestos e a desistência das seis equipes inglesas signatárias (Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham).
Na Itália, as equipes da Juventus, da Inter de Milão e do Milan estavam entre os participantes da “Superliga”. No entanto, os dois times lombardos desistiram do torneio.
De acordo com a imprensa local, ao menos 11 clubes da elite do Campeonato Italiano, entre eles Roma, Torino, Bologna e Sampdoria, escreveram uma carta à Lega Serie A pedindo que Juve, Milan e Internazionale sofram sanções pelo episódio da “Superliga”.