03/02/2025

Eduardo Paes capitaliza Pan-31 e disputa bandeiras de Castro mirando 2026

Por Folha Press em 03/02/2025 às 10:42

Divulgação/Governo do Rio de Janeiro
Divulgação/Governo do Rio de Janeiro

A confirmação da candidatura conjunta do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 serviu para ampliar o avanço do prefeito Eduardo Paes (PSD) sobre temas estaduais, mirando as eleições de 2026.

Durante a confirmação da postulação, Paes anunciou como possível legado do evento, caso a candidatura tenha sucesso, a construção da linha 3 do metrô ligando Rio, Niterói e São Gonçalo, terceiro maior colégio eleitoral do estado e sem ligação direta com o Pan. O prefeito também incluiu na promessa a despoluição da baía de Guanabara até 2031.

Sem representante na assembleia do COB (Comitê Olímpico do Brasil) na última quarta-feira (29), membros da gestão Cláudio Castro (PL) viram os anúncios como uma tentativa de Paes de capitalizar projetos tocados pelo Palácio Guanabara.

A Secretaria Estadual de Transportes iniciou estudos para planejar a implantação da linha 3 do metrô. Uma licitação foi cancelada no ano passado após irregularidades apontadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e outra será lançada.

A linha 3 foi tema de debate entre Paes e o presidente Lula na semana passada, sem a presença de Castro, segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), aliado de Paes e adversário de Castro em 2022 com apoio do PSD.

“Ele [Lula] disse que topa fazer [a linha 3] se o Pan-Americano vier para cá em 2031. Isso vai ser uma revolução. O Eduardo está muito animado”, disse Neves ao programa Reconversa, do jornalista Reinaldo Azevedo.

A despoluição da baía de Guanabara está prevista no contrato de concessão do saneamento básico, assinado em 2021 por Castro. Ele prevê uma obra emergencial até 2026, cujos prazos estão em atraso, e a meta de cobertura de coleta e tratamento de 90% do esgoto até 2033.

Membros do governo estadual afirmam que não houve discussão sobre a antecipação da meta para 2031, como anunciado no COB.

A promessa é vista como complexa, já que a concessionária Águas do Rio está pleiteando o reequilíbrio do contrato, sob alegação de necessidade de investimento maior do que o previsto na licitação. A antecipação agravaria os planos da empresa.

Paes nega agir sozinho e afirma que Castro tem ciência de todo o planejamento para o Pan-31.
“O governador Cláudio Castro está participando de tudo desde o início. Nós não colocamos a candidatura sem que houvesse aprovação dele anterior”, afirmou Paes na quarta, após a assembleia do COB.

O avanço do prefeito por meio do Pan-31 se soma à estratégia já iniciada de passar a comentar ações da segurança pública do Rio de Janeiro, também atribuição majoritariamente estadual. Desde o início do mandato, Paes vem apontando o que considera equívocos da gestão Castro na área.

Na última semana, ele classificou como “bizarro” um pedido da Coligação dos Policiais Civis à prefeitura para a retirada de uma barricada próximo à sede da entidade, na zona oeste da cidade.

“Quando vem um pedido de forças policiais para que a gente dê segurança às forças policiais numa área onde eles têm uma sede, eu achei uma coisa meio kafkaniana”, disse o prefeito.

Paes foi criticado pelo secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi. Ele classificou a atuação do prefeito como “político-eleitoreira” e disse que planejava uma operação no local. “Se estivesse preocupada com a segurança pública, a prefeitura teria procurado as forças de segurança para atuar de forma integrada, visando o bem da população.”

Na sexta-feira (31), Paes voltou ao tema da segurança para elogiar a operação policial no Complexo de Israel. Ele também comentou o projeto da ferrovia Vitória-Rio (EF-118) e afirmou que vai lutar junto ao presidente Lula a construção do trecho Sul, que passa pela região metropolitana e interior do estado.

O prefeito continua negando a intenção de concorrer ao Palácio Guanabara, como prometeu durante a campanha do ano passado. Aliados, porém, veem como questão de tempo a mudança pública de sua posição sobre o tema.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.