Decisivo, Cristiano Ronaldo abre caminho para vitória e Portugal está na final da Euro
Por #Santaportal em 06/07/2016 às 18:21
FUTEBOL – Com uma grande atuação de sua principal estrela, a seleção de Portugal derrotou País de Gales, por 2 a 0, em jogo disputado hoje (06), no Stade des Lumières, em Lyon. Cristiano Ronaldo marcou o primeiro gol, enquanto Nani completou a vitória lusa. Pela segunda vez em sua história, os portugueses estão numa final da Eurocopa.
O duelo colocou frente a frente os companheiros de Real Madrid (Espanha), Cristiano Ronaldo e Gareth Bale. No primeiro tempo, em uma partida com poucas emoções, os dois tiveram poucas oportunidades para ameaçarem os goleiros.
Porém, tudo mudou na etapa complementar. Logo aos quatro minutos do segundo tempo, CR7 mostrou a sua capacidade de desequilibrar um jogo, ao aproveitar uma cobrança de escanteio para levar a melhor sobre a zaga de Gales, subindo mais do que os seus adversários e desferindo uma potente cabeçada, sem chances de defesa para Hennessey.
Com este gol, Cristiano Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história da Eurocopa. Ao abrir o placar na vitória sobre País de Gales, o craque chegou aos nove gols na história da competição e se igualou ao francês Michel Platini no topo da lista . Ele deixa para trás Shearer (com sete), Henry, Ibrahimovic, Kluivert, Nuno Gomes, Rooney e Van Nistelrooy (todos esses com seis).
O gol deixou o time galês abatido. Embalado pelo gol de seu astro, Portugal aproveitou para encaminhar a classificação. Aos sete, Cristiano Ronaldo pegou a sobra na entrada da área, chuta cruzado, e Nani desviou no meio da área para matar Hennessey e fazer o segundo gol português.
Com a vantagem, a seleção portuguesa controlou o jogo e passou a explorar o desespero de País de Gales. Aos 17, Cristiano Ronaldo cobrou falta com muito perigo, mas a bola passou raspando por cima do gol rival.
Já aos 32, o lateral-direito Cédric recuperou a bola no ataque, Danilo Pereira invadiu a área e chutou, mas a bola bateu em Hennessey, quase entrou, mas o goleiro se recupera e faz a defesa.
Perto do fim, aos 40, André Gomes lançou Cristiano Ronaldo, que domina no peito, passou pelo goleiro Hennessey, mas chutou sem muito ângulo para fora.
Depois dessa oportunidade, os portugueses mais administraram o placar do que se preocuparam em ampliar a vantagem. O apito final do árbitro deu início a uma festa lusa, tanto no campo com os jogadores quanto na arquibancada, com a torcida de Portugal.
A seleção portuguesa agora espera o vencedor de França e Alemanha, que jogam amanhã (07), em Marselha. A decisão será no próximo domingo (10), às 16h, no Stade de France, em Saint-Denis.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 2 x 0 PAÍS DE GALES
Local: Stade des Lumières, em Lyon (França)
Data: 06 de julho de 2016
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: J. Eriksson (SUE)
Assistentes: M. Klasenius (SUE) D. Wärnmark (SUE)
Cartões amarelos: Bruno Alves e Cristiano Ronaldo (Portugal); Chester, Allen e Gareth Bale (País de Gales)
Gols: Cristiano Ronaldo, aos quatro, e Nani, aos sete minutos do segundo tempo
Portugal: Rui Patrício; Cédric, Fonte, Bruno Alves e Raphaël Guerreiro; Danilo, João Mário, Adrien Silva (João Moutinho) e Renato Sanches (André Gomes); Nani (Ricardo Quaresma) e Cristiano Ronaldo
Técnico: Fernando Santos
País de Gales: Hennessey; Chester, Ashley Williams e Collins (Jonathan Williams); Gunter, Allen, Ledley (Vokes), Andy King e Taylor; Gareth Bale e Robson-Kanu (Church)
Técnico: Chris Coleman