28/03/2025

Santista alcança um milhão de seguidores com página exclusiva sobre Cristiano Ronaldo

Por HENRIQUE GODINHO em 28/03/2025 às 06:00

Acervo pessoal
Acervo pessoal

O santista Lucas Mendes, de 31 anos, se tornou referência mundial para os fãs de Cristiano Ronaldo, após alcançar um milhão de seguidores com uma página dedicada ao jogador português no Instagram.

Em suas postagens, Mendes compartilha tudo relacionado ao CR7 — vida pessoal, treinos, jogos, interações com fãs e muito mais — há mais de 15 anos. Com informações provenientes de fontes privilegiadas, o administrador da página também conta com a colaboração dos fãs para criar o conteúdo.

A admiração por Cristiano Ronaldo se deve, em grande parte, à capacidade do jogador de superar as adversidades. Um exemplo disso foi quando ele preferiu continuar focado em treinar com a seleção após a morte de seu pai, em vez de se afastar para lidar com o luto.

“Ele preferiu ficar e jogar porque era o que o pai mais queria que fizesse – jogasse bola e realizasse o sonho dele. Desde novinho, sempre batia no peito e falava ‘eu vou ser o melhor’. Pelo potencial dele como jogador eu acreditava que iria conseguir fazer o que falava, então comprei essa ideia e fui acompanhando sua carreira”.

O início de um sonho

Mendes sempre gostou de assistir a jogos de futebol de todo o mundo. Em 2003, viu o jogador de nome “Ronaldo” sair do banco para entrar em campo, o que chamou sua atenção por existir outros jogadores brasileiros com o mesmo nome.

“Na época tinha o Ronaldo Gaúcho, o Nazário e pensei ‘deixa eu ver se vai ter as mesmas habilidades que os brasileiros’. Fiquei curioso, pois ele era muito abusado – pegava a bola e dava vários dribles. Por isso, eu gostei do estilo de jogo dele e resolvi me dedicar a acompanhar somente seus jogos”.

A partir desse momento, o adolescente de 10 anos começou a registrar e atualizar as estatísticas do jogador (partidas, gols, assistências etc.) em um caderno. Pouco tempo depois, passou a publicar essas informações em seu perfil pessoal na extinta rede social, Orkut, somente para não perder os dados.

Foi então que, despretensiosamente, seu hobby chamou a atenção de outros fãs, que começaram a acompanhar suas postagens. A recomendação de amigos o levou a criar, em 2012, uma página separada no Facebook, dedicada exclusivamente ao craque português.

Desde o início, sua intenção foi mostrar ao público o lado verdadeiro de Cristiano Ronaldo, que, na opinião de Lucas, era muitas vezes distorcido pela mídia brasileira, que o retratavam como arrogante e excessivamente vaidoso.

“O pessoal batia muito nessa tecla e eu não gostava. Se vocês quiserem acreditar na TV, beleza, mas vou passar a forma como vejo. Por exemplo, o que falavam que era arrogância, na realidade era autoconfiança.”

Primeiro encontro

Acervo pessoal

A primeira oportunidade de Mendes conhecer Cristiano Ronaldo pessoalmente surgiu na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Na época, a seleção de Portugal treinou no Estádio Moisés Lucarelli e ficou hospedada em um hotel de Campinas. A prima de Lucas morava na cidade, então ele pediu à ela para ficar lá durante todo o período do campeonato.

“Talvez fosse a única vez que ele viria para cá. Não sabia como iria fazer para vê-lo, pois a página ainda não era meu trabalho. Então, decidi tentar ir aos jogos e me organizei para isso.”

Naquela oportunidade, ele foi ao hotel para recepcionar a delegação portuguesa, mas, entre os muitos fãs e repórteres, não conseguiu ter contato direto com os jogadores. Desapontado, fez uma publicação no Twitter desejando boas-vindas, e Cristiano Ronaldo respondeu. Os jornalistas, sem terem conseguido nenhuma interação com o jogador, acharam interessante a atenção dele com o fã e decidiram entrevistar Mendes e acompanhar suas reações durante o treino da seleção.

No final do treino, cada jogador recebeu uma caixa com camisas para jogar na direção da torcida. O administrador da página se posicionou em um local estratégico do estádio. “Quando ele chegou na minha direção, era a última camisa que tinha sobrado na mão dele e foi a única que ele não jogou. Me viu, deu a camisa na minha mão e o pessoal tentou puxar. Ele bateu na grade falando que aquela era minha.” 

Conversou, recebeu autógrafo, ganhou camisa e tentaram até roubar ela – tudo isso ao mesmo tempo e em poucos minutos. “Eu fiquei paralisado, não sabia o que fazer. Foi como se meu corpo estivesse ali, mas minha mente não. Se não fosse pelo vídeo, eu não saberia explicar o que aconteceu.”

Aprendizado com a dedicação

Aprendeu muito com a ambição de Cristiano Ronaldo, que, mesmo após ser premiado como o melhor jogador do mundo pela primeira vez em 2008, seguiu treinando e jogando, repetindo o feito em 2013, 2014, 2016 e 2017. Após ter o sonho realizado, não parou e foi em busca de criar ainda mais memórias ao lado do jogador.

“Após conquistar o que sempre sonhou, ele não parou. Continuou em busca de mais. Eu pensei: ‘Realizei um sonho que parecia impossível. Por que não continuar? Já o conheci, mas vou seguir tentando, seja em Portugal, na Arábia ou onde ele estiver. Coloquei isso na minha mente e aconteceu’.”

Acervo pessoal

Unfollow

Uma curiosidade é que, atualmente, Cristiano Ronaldo não segue mais a página. Ele passou a seguir em 2021. Porém, em sua transferência do Manchester United (Inglaterra) para o All-Nassr (Arábia Saudita), em 2023, o administrador do perfil fez uma crítica que, de primeiro momento, não foi bem recebida pelo craque, que deixou de seguir a página do fã. 

Mas Mendes garante que mesmo depois disso, o jogador ainda visualiza as publicações e mantém um clima amigável entre ele, o jogador e familiares, chegando a receber presentes e que, às vezes, é até solicitado para enviar suas estatísticas de jogo e narrações brasileiras de seus gols.

“Todos os momentos que estive com ele e a família, amigos, assessores, enfim, todo mundo que o rodeia, sempre me trataram muito bem.  Não tenho o que falar, ele sempre foi muito receptivo, humilde e parceiro”.

Na convivência, age naturalmente e diz que faz o que faz por amor. “Eu não quero nada em troca disso. Eu não fico tentando criar cenários para conseguir algo. Ali compartilhamos o mesmo sentimento e a maior parte do tempo, quando converso com eles, não falo sobre o Cristiano”.

Acervo pessoal

Conquistas

Por conta do perfil, Mendes viveu diversas experiências incríveis. Foi convidado pela equipe do craque para gerenciar um aplicativo dedicado aos fãs, ajudou na criação do roteiro de seu documentário, ganhou camisas autografadas, acompanhou de perto a Copa do Mundo de 2022 a convite da federação portuguesa e da família do jogador.

Assistiu ao seu primeiro jogo na Copa de 2014, quando Portugal perdeu para a Alemanha por 4 a 0. Desde então, acompanhou 14 jogos de Cristiano Ronaldo, com oito gols marcados, incluindo a semifinal da Liga das Nações de 2019, onde o craque marcou três gols e levou Portugal ao título contra a Holanda – partida em que também esteve presente no estádio.

Acervo pessoal

Porém, ele não pretende parar por aí. O administrador da página ainda sonha em estar presente em outras ocasiões históricas, como o milésimo gol de Ronaldo, o último jogo de sua carreira e uma possível conquista da Copa do Mundo.

“Eu sempre digo que não sei como seria minha vida sem a página. Talvez eu fosse uma pessoa completamente diferente, sem a visão de mundo que tenho hoje. Como ele é a pessoa mais seguida do mundo (651 milhões), isso me abriu portas para experiências que jamais imaginei ter acesso.”

Desafios

Mendes enfrentou diversos desafios para chegar até onde está. Teve o perfil do Twitter derrubado por direitos de imagens, foi hackeado e pensou em desistir. Mas em um desses acontecimentos, contou até com a ajuda dos administradores do perfil oficial do jogador para ter sua conta de volta.

“Em 2021, teve um episódio em que o Cristiano comentou na minha página. Estava falando algo polêmico sobre a Bola de Ouro e muita gente acessou ao mesmo tempo, aumentando o engajamento rapidamente. Suspeito, o Instagram decidiu derrubar a página”. No mesmo dia recebeu o contato da equipe do craque, que solicitaram os dados pessoais e em apenas sete horas o perfil estava ativo novamente.

Em outro momento, menciona também que na época em que foi hackeado, já trabalhava apenas com a página e se realmente decidisse parar, teria que mudar completamente sua rotina. “Fiquei triste e passei três meses sem fazer nada. Só que o pessoal me chamava no direct e falava ‘eu quero saber sobre o Cristiano e não consigo encontrar em outro lugar da mesma forma que você fazia’ e aí fui pensando melhor e decidi voltar”.

Família e amigos

O administrador da página exemplifica que todo mundo que começa algo diferente é taxado como louco, mas conta que no início não se deixou abalar por isso, seja por comentários de familiares ou de amigos. “Ser fã de alguém é normal, só que dessa forma reconheço que não é convencional e é muito difícil ver alguém que é um super fã”.

Além da página, Mendes coleciona diversos itens pessoais de Cristiano Ronaldo — como chuteiras, cuecas, perfumes e bonés. São mais de 70 camisas, muitas das quais foram presentes do próprio jogador e sua família. “Às vezes, estou no meu quarto e vejo um monte de camisas autografadas e penso ‘eu queria uma e não imaginava que fosse possível’, assim como foi ver ele pessoalmente.”

Ele espera que sua história sirva de inspiração para outros fãs. “Quero ser um portal de notícias sobre ele. Não importa se nunca tivesse ido a um jogo ou tirado uma foto. O mais importante é o que faço hoje, me conecto com mais de 1 milhão de seguidores e mostro que eles também podem realizar este sonho.”

Acervo pessoal

Novos rumos

Mendes acredita que a aposentadoria de Cristiano Ronaldo será inevitável, mas, caso não seja mais possível continuar com a página, pretende estar envolvido com algum outro projeto relacionado ao craque e pensa até em trabalhar no Museu CR7, em Funchal, Portugal.

“Não me vejo fazendo outra coisa que não envolva o Cristiano. Se você se dedica a algo que ama todos os dias, é natural que se torne um dos melhores. Talvez descubra outra paixão no futuro, mas por enquanto, tudo o que quero é continuar nesse caminho.”

Acervo pessoal
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.