22/06/2021

Conmebol revela 140 casos de covid-19 na Copa América

Por Ansa Brasil em 22/06/2021 às 08:32

epa09292066 Pibe, the official Copa America 2021 mascot, plays with a ball prior to the start of the soccer match for group A of the Copa America 2021 between Uruguay and Chile, at the Arena Pantanal Stadium in Cuiaba, Brazil, 21 June 2021.  EPA/Sebastiao Moreira
epa09292066 Pibe, the official Copa America 2021 mascot, plays with a ball prior to the start of the soccer match for group A of the Copa America 2021 between Uruguay and Chile, at the Arena Pantanal Stadium in Cuiaba, Brazil, 21 June 2021. EPA/Sebastiao Moreira

A Conmebol revelou nesta segunda-feira (21) ter detectado pelo menos 140 casos de covid-19 desde o início da Copa América, que é disputada no Brasil.

O número representa um aumento na quantidade de casos em comparação com o último comunicado do tipo, publicado na quinta-feira passada, que relatava 66 contágios.

Segundo a Conmebol, foram realizados 15.235 testes para detectar o novo coronavírus Sars-CoV-2 até agora. Desta forma, cerca de 0,9% dos exames tiveram resultados positivos.

A entidade informou ainda que a maioria do contaminados é operários e empregados terceirizados, mas não disse quantos casos são de delegações estrangeiras.

Até agora, porém, já foram registradas infecções nas seleções da Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela. “Todos os envolvidos na competição passam regularmente por testes PCR a fim de detectar possíveis casos, isolar os afetados e prevenir a propagação do vírus”, diz a entidade. Lembrando que esses controles envolvem “desde jogadores a pessoal operacional da Conmebol, incluindo árbitros, técnicos, assistentes e funcionários terceirizados”.

Críticas

O atacante Marcelo Moreno foi liberado do isolamento a que foi imposto há dez dias por ter sido diagnosticado com covid-19 e poderá se juntar à delegação da Bolívia que disputa a Copa América. Ele estava cumprindo quarentena em Goiânia com Henry Vaca e Luis Haquin, e os três agora partem para Cuiabá, segundo informou a federação do país.

De acordo com o comunicado, os jogadores foram autorizados a deixar o isolamento após cumprirem o prazo de 10 dias. Eles serão testados novamente ao chegarem à concentração da equipe no Mato Grosso. A Bolívia joga na Arena Pantanal na quinta-feira, contra o Uruguai.

Moreno foi punido pela Conmebol por ter feito críticas à entidade por causa da realização da Copa América durante a pandemia de Covid-19. Ele foi multado em US$ 20 mil e suspenso por um jogo – a penalidade foi anunciada no dia em que a Bolívia enfrentou o Chile, na última sexta-feira.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.