Com retorno de Ricardo Oliveira, Santos recebe a Ponte para permanecer no G-4
Por #Santaportal em 16/07/2016 às 10:21
FUTEBOL – Depois de pouco mais de dois meses afastado dos gramados, o atacante Ricardo Oliveira finalmente fará a sua estreia no Campeonato Brasileiro. Recuperado de uma lesão no joelho, sofrida antes da final do Campeonato Paulista, contra o Audax, o camisa 9 está pronto para ajudar a sua equipe diante da Ponte Preta, hoje (16), a partir das 18h30, na Vila Belmiro. O confronto é válido pela 15ª rodada do Brasileirão.
Ricardo Oliveira foi artilheiro do último Campeonato Brasileiro. Motivado, o centroavante sabe que uma vitória é fundamental para o Peixe se manter no G-4 – a Macaca tem os mesmos 23 pontos dos santistas, mas perde nos critérios desempate. “Temos um confronto direto contra a Ponte Preta. Briga em cima. Para nós é super importante”, analisou.
Desde o título paulista, o técnico Dorival Júnior não consegue mandar a campo sua melhor formação. Apesar de poder fazer isso diante da Ponte Preta, o treinador ficará um longo tempo sem o lateral-esquerdo Zeca, o volante Thiago Maia e o atacante Gabriel, que irão servir a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Além disso, Gabigol também pode não retornar depois para o Santos. Isto porque, a cúpula alvinegra já foi procurada por Chelsea (Inglaterra) e Juventus (Itália) com propostas para tirar o camisa 10 da Vila Belmiro.
Essa será a primeira e última partida em que o Peixe terá todos os seus titulares à disposição do treinador, pelo menos pelas próximas semanas. Dez dos 11 jogadores que formaram a base do time campeão estadual estarão em campo contra a Macaca, sétima colocada do Nacional, com os mesmo 23 pontos do alvinegro praiano, que está em quarto lugar, graças ao saldo de gols superior.
O único titular daquela equipe campeã estadual que estará no banco de reservas será o zagueiro David Braz, que mesmo recuperado de lesão, perdeu a posição para Luiz Felipe, contratado no início do ano junto ao Paraná Clube.
Na Ponte Preta, as principais dúvidas estão no meio-campo, onde a formação será completamente diferente do último jogo pelo Brasileiro, contra o Sport. Sem João Vitor, Renê Júnior e Galhardo, o técnico Eduardo Baptista depende da situação de Wendel e Maycon, recém-contratados, para não precisar alterar também o esquema tático da equipe. Matheus Jesus é o único garantido no setor.
Para o lugar de Galhardo, Ravanelli, Cristian e Felipe Menezes são opções, com vantagem para o primeiro.A quarta provável mudança é a volta de Fábio Ferreira à zaga. Com isso, Antônio Carlos vai para a reserva.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X PONTE PRETA
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos
Data: 16 de julho (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA – ASP-FIFA)
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira(SP – CBF) e Bruno Salgado Rizo (SP – ASP-FIFA)
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia, Vitor Bueno e Lucas Lima; Gabriel e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior
PONTE PRETA :João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira, Grolli e Reinaldo; Matheus Jesus, Wendel e Ravanelli (Cristian); Giva (Rhayner), Clayson e Pottker
Técnico: Eduardo Baptista