Com golaço de Ricardo Oliveira, Santos vira para cima do Palmeiras por 2 a 1
Por Juan Reol/#Santaportal em 12/03/2015 às 01:43
CLÁSSICO – O Santos Futebol Clube-SP segue implacável no Campeonato Paulista 2015. Para um clube que iniciou a temporada com um novo presidente, Modesto Roma Júnior, assumindo dívidas, cofres vazios e diversos atletas entrando na Justiça contra a instituição, após nove rodadas ser o líder absoluto da competição com 23 pontos é admirável (e quase impossível). Na noite de quarta-feira (11), no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP), o Peixe venceu, de virada, o clássico contra o Palmeiras-SP por 2 a 1, dando mais uma prova de que é o melhor time da competição, e surpreendente. Renato e Ricardo Oliveira foram às redes pelo time da casa, com Vitor Hugo descontando para os visitantes.
Antes do início de jogo a expectativa era toda no reencontro de Oswaldo de Oliveira e Arouca com a torcida do Santos FC-SP. Embora com o manto verde houvesse mais jogadores que atuaram na Vila Belmiro, como o meia Robinho, por exemplo, o técnico e o volante saíram recentemente da equipe, no caso camisa do ex-camisa 5, sob muita polêmica e pela “porta dos fundos”.
A torcida santista, que lotou a Vila Belmiro, poupou Oswaldo de Oliveira, entendendo que a decisão do ex-presidente Odílio Rodrigues em demiti-lo em 2014 não foi uma unanimidade. Já Arouca foi muito, mas muito vaiado, e moedas, uma praxe em Santos (SP), foram atiradas sobre o jogador. E, para a alegria dos adeptos alvinegros, o volante jogou bem abaixo do esperado.
Mesmo com toda a merecida festa dos santistas em sua casa, o Palmeiras-SP fez as vezes ao abrir o placar, e quase estragou o evento. Com muita pressão desde o começo, o Verdão chegou a quatro escanteios contra zero do Peixe em cinco minutos. E, aos sete, na cobrança do último, Vitor Hugo surgiu sozinho, muito alto, para conferir de cabeça o lance indefensável para Vanderlei.
Palmeiras na frente na Vila Belmiro e apreensão por parte dos torcedores alvinegros. O Verdão sempre complica na Baixada Santista e o Santos FC-SP, invicto no ano, poderia, no clássico, experimentar sua primeira derrota. Mas, para a tristeza alviverde, o gol acordou o Peixe, principalmente os grandes nomes da noite: Lucas Lima, Robinho e Ricardo Oliveira.
Foram necessários apenas 20 minutos de domínio santista para o placar voltar a ficar empatado. Victor Ferraz, também bem na partida, começou a jogada com ótimo passe para Ricardo Oliveira que, bem posicionado, recebeu sem estar impedido e ainda deixou o marcador no chão. O camisa 9 olhou para a área e cruzou rasteiro, com perfeição, encontrando o volante Renato, que mandou, cruzado para o fundo das redes. Belo gol santista, deixando o adjetivo “golaço” para outro que viria apenas no segundo tempo.
Fim da primeira etapa e início da segunda e a equipe do técnico interino Marcelo Fernandes continuava dominando o jogo. Pelo lado verde o técnico Oswaldo de Oliveira não conseguia mudar a postura de sua equipe em campo e o atacante Dudu, tão disputado por Corinthians-SP, São Paulo-SP e Palmeiras-SP no início da temporada, voltou a jogar bem abaixo do que se espera, praticamente nulo em campo.
Aos 16 minutos do segundo tempo o grande momento da partida, não só pela virada no centenário clássico paulista, como pelo gol, pelo golaço, feito por Ricardo Oliveira, o quarto dele no Paulistão 2015. A jogada começou no meio de campo com Lucas Lima, que tocou para Renato, na esquerda. O volante acionou Robinho, que avançou para a “ponta” da grande área, viu o centroavante e mandou, por cobertura. O camisa 9 matou a bola sem querer, meio de costas, mas foi o suficiente para driblar e “matar”o zagueiro na jogada. Com uma frieza que só os grandes craques têm, ele mandou, por cobertura, na saída de Fernando Prass. Uma categoria na finalização que fez explodir o torcedor santista. Grande virada, grande clássico na Vila Belmiro.
O Santos FC-SP cansou um pouco na metade final do segundo tempo mas, mesmo assim, permaneceu mais perigoso, perdendo algumas chances de ampliar. Sob os gritos de “Santos, o time da virada. Santos, o time do amor” o árbitro apitou pela última vez na quarta-feira, confirmando mais três pontos para a equipe com a melhor campanha do Paulistão 2015.
Segunda vitória seguida do Santos FC-SP após a saída do técnico Enderson Moreira. Se o ex-comandante tinha razão ou não sobre os garotos da base, só o tempo vai dizer. A verdade é que, contra o Botafogo-SP, Gabriel, o Gabigol, foi titular, mas não apareceu em campo. Já no clássico ele entrou no fim, no lugar de Geuvânio, mas não fez diferença em campo. Por outro lado, Ricardo Oliveira foi às redes em três oportunidades em ambos confrontos, além de duas belas assistências.
O Santos FC-SP volta a campo no sábado (14), quando enfrenta, a partir das 18h30, o Marília-SP no Estádio Bento de Abreu (Abreuzão), em Marília (SP). Já o Palmeiras-SP, que vinha de cinco vitória seguidas no Estadual (seis na temporada), tenta a reabilitação no domingo (15), às 11 horas, contra o XV de Piracicaba-SP. A partida será disputada na Arena Allianz Arena, em São Paulo (SP).
Campeonato Paulista 2015
Santos FC 2 x 1 Palmeiras
Data: 11/03/2015, às 22 horas
Local:Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto (SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Luis Alexandre Nilsen (SP)
Cartões amarelos: Geuvânio, Ricardo Oliviera, Valencia , Lucas Lima e David Braz (Santos FC) / Arouca e Dudu (Palmeiras).
Gols: Renato (27min/1ºT) e Ricardo Oliveira (16min/2ºT) (Santos FC) / Vitor Hugo (7min/1ºT) (Palmeiras).
Santos FC: Vanderlei, Cicinho, David Braz, Werley, Victor Ferraz; Valencia, Renato, Lucas Lima; Geuvânio (Gabriel), Ricardo Oliveira (Elano) e Robinho (Thiago Ribeiro). Técnico:Marcelo Fernandes.
Palmeiras:Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca e Gabriel; Dudu, Allione (João Paulo) e Robinho (Gabriel Jesus); Cristaldo (Leandro Pereira). Técnico:Oswaldo de Oliveira.
Confira os resultados da 9ª rodada do Paulistão 2015:
Terça-feira (10)
Rio Claro 0 x 1 Red Bull Brasil
Penapolense 3 x 1 Linense
Bragantino 1 x 0 Marília
XV de Piracicaba 2 x 1 Portuguesa
Quarta-feira (11)
Audax Osasco 2 x 0 Mogi-Mirim
Capivariano 1 x 2 Botafogo
Corinthians 1 x 0 São Bernardo
Santos FC 2 x 1 Palmeiras
Quinta-feira (12)
São Paulo x São Bento
Ponte Preta x Ituano