Brasília recebe reta final da primeira fase do Novo Basquete Brasil
Por Agência Brasil em 01/04/2021 às 07:37
BASQUETE – O duelo entre Minas Tênis Clube e Fortaleza Basquete Cearense, às 16h (horário de Brasília) desta quinta-feira (1º), é o primeiro dos 30 marcados para o ginásio da Associação dos Empregados da Companhia Energética de Brasília (Asceb), na capital federal, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Os jogos concluem a primeira fase da temporada 2020/2021.

As partidas, a princípio, seriam realizadas na cidade do Rio de Janeiro, no ginásio do Maracanãzinho, mas tiveram de ser readequadas após o município proibir eventos esportivos por causa do combate ao novo coronavírus (covid-19). A capital fluminense já tinha sido escolhida para substituir a cidade de São Paulo, também impossibilitada de realizar os jogos por conta da pandemia, como sede da reta final da primeira fase.
A sequência em Brasília segue até o dia 13 de abril e será encerrada com a partida entre Fortaleza Basquete Cearense e Paulistano, às 19h30. O calendário readequado foi anunciado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pelo NBB, na última segunda-feira (29).
O Flamengo lidera a competição, seguido por Minas, São Paulo e Paulistano. Os quatro primeiros avançam diretamente às quartas de final. Apenas cariocas e mineiros estão garantidos no G4 até o fim da primeira fase. Os times situados do 5º ao 12º lugar disputam um playoff . No momento, os classificados seriam Bauru, Corinthians, Fortaleza Basquete Cearense, Sesi Franca, Unifacisa, Mogi das Cruzes, Pato e Caxias do Sul.
O NBB conta com um protocolo de saúde que levou à realização de 8.264 testes da covid-19 em 194 partidas, realizadas durante 121 dias, no primeiro turno. Foram examinados atletas, integrantes de comissões técnicas e árbitros, com 96 casos positivos ao todo.