03/12/2024

Brasileiros que já foram eleitos os melhores jogadores de futebol do mundo

Por Santa Portal em 03/12/2024 às 14:05

Divulgação / Real Madrid
Divulgação / Real Madrid

O Brasil, ao longo das décadas, se consolidou como uma verdadeira potência no futebol mundial, e não é por acaso que tantos jogadores brasileiros brilharam como os melhores do mundo

Essa honraria foi conquistada em premiações renomadas, como a Bola de Ouro da France Football e o prêmio FIFA World Player of the Year, que esteve em vigor até 2009. Cada um desses atletas ajudou a fortalecer a imagem do Brasil como um berço de talentos excepcionais. Neste artigo, relembre os craques brasileiros que tiveram o privilégio de serem reconhecidos como os melhores do mundo.

Brasileiros eleitos os melhores jogadores do mundo

Ronaldo Fenômeno (1997 e 2002)

Em 1997, Ronaldo Fenômeno foi eleito o melhor jogador do mundo após uma temporada impressionante no Barcelona. Transferido do PSV Eindhoven, Ronaldo rapidamente conquistou seu espaço, tornando-se artilheiro do Espanhol e ajudando o Barça a vencer tanto a Copa do Rei quanto a Supercopa da UEFA. 

Cinco temporadas depois, em 2002, Ronaldo conquistou novamente a Bola de Ouro, desta vez atuando pelo Real Madrid. Com 21 gols em 32 jogos durante o ano, sua temporada já era brilhante, mas foi sua apresentação na Copa do Mundo daquele ano que selou sua vitória.

Rivaldo (1999)

Em 2002, Rivaldo conquistou o título de campeão do mundo com a Seleção Brasileira, mas foi em 1999, atuando pelo Barcelona, que ele se destacou ao ser eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA.

Naquela temporada, o craque marcou 40 gols em 61 jogos, desempenhando um papel decisivo na conquista do Campeonato Espanhol pelo Barça. Além do título espanhol, Rivaldo também teve um desempenho importante com a Seleção Brasileira, conquistando a Copa América no mesmo ano.

Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005)

Depois de Ronaldo, foi a vez de Ronaldinho ser consagrado como o melhor jogador do planeta. Pelo Barcelona, o “Bruxo” conquistou a Bola de Ouro em duas ocasiões, 2004 e 2005.

No primeiro ano, Ronaldinho anotou 20 gols e contribuindo com cinco assistências em 57 jogos pelo Barcelona e pela Seleção Brasileira. Ele ajudou o Barça a conquistar o Campeonato Espanhol. Na temporada seguinte, Gaúcho superou ainda mais suas próprias expectativas. Com 27 gols e 13 assistências em 57 partidas, ele levou o Barcelona ao título da La Liga, conquistou a Liga dos Campeões, a Supertaça da Espanha e também brilhou com o Barça ao vencer a Copa das Confederações.

Kaká (2007)

Kaká foi o último brasileiro a vencer a prestigiada Bola de Ouro, e seu prêmio de 2007 é lembrado até hoje como um dos maiores feitos do futebol brasileiro. 

Em um ano marcante, o meia do Milan teve uma temporada de alto nível, anotando 18 gols e 11 assistências em 48 partidas. Seu desempenho foi decisivo na conquista da Liga dos Campeões pelo Milan, onde brilhou com uma série de atuações memoráveis. Além disso, Kaká teve um papel fundamental na Seleção Brasileira, ajudando o Brasil a conquistar a Copa América.

Foto: Divulgação / Milan

Menções honrosas

Em 2015, a France Football, para marcar o 60º aniversário da Bola de Ouro, revisitou as edições da premiação em que havia limitações quanto à participação de jogadores não europeus. 

Durante esse período, algumas edições tiveram vencedores “alternativos”, sendo os brasileiros Pelé, Garrincha e Romário os destaques. Pelé, o rei do futebol, foi reconhecido com sete prêmios honorários (1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970), enquanto Garrincha (1962) e Romário (1994) também foram destacados por suas conquistas. Essa lista não anulou os prêmios originais, mas serviu como uma homenagem aos jogadores que brilharam durante esse período.

Essa revisão foi feita para reconhecer a importância de grandes jogadores que, apesar de não poderem competir diretamente com os europeus em algumas edições, tiveram impactos decisivos no futebol.

Você é fã de apostas? Se a resposta for sim, é bem provável que você já tenha ouvido falar da Betano, patrocinadora do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e uma das plataformas que mais cresce no Brasil. Mas, você tem que se perguntar: a Betano é confiável?

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.