07/12/2025

Bob Burnquist visita Santos e diz que o sucesso de Rayssa Leal gera onda de inspiração

Por Santa Portal em 07/12/2025 às 07:00

Divulgação
Divulgação

O sucesso de Rayssa Leal tem o poder de inspirar uma nova onda de skatistas no Brasil e ao redor do planeta. A afirmação é do multicampeão mundial Bob Burnquist, que ressaltou a importância da jovem como força motivacional. A declaração foi proferida neste sábado (6), no Deck do Chorão Skate Park, no Emissário Submarino, em Santos, no litoral de São Paulo, durante o evento que celebrou o apoio da empresa Blue Med ao projeto Skate Terapia, que atende gratuitamente no Quebra-Mar.

Dono de títulos mundiais e 14 medalhas de ouro nos X Games, além de ter sido presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), o skatista ressaltou que o sucesso da “Fadinha”, dona de duas medalhas olímpicas e três títulos da Liga Mundial de Skate Street, é vital para o crescimento da base.

“A Rayssa é um caso à parte. O que ela fez, mundialmente, trouxe uma leveza no poder de andar de skate. Ela tem essa feminilidade, mas tem um skate muito poderoso. Existe muita atenção quando ela compete, e isso faz com que a molecada, as meninas, acreditem (que possam ser como a Fadinha)”, afirmou.

Na sequência, a lenda destacou que “ela está fazendo muitas outras ‘Rayssas’. Ela vai gerar essa inspiração para essa molecada toda”.

Ainda, o skatista, que ajudou a pavimentar o caminho para a inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos, atribuiu parte do sucesso da geração da qual a Fadinha faz parte ao trabalho institucional que realizou na Confederação.

“Eu acho que todo mundo tem um pouco de energia no que está acontecendo, tanto as pessoas que vieram antes de mim quanto as que estavam comigo. No lado institucional, eu entrou para fazer os ajustes necessários e fazer esse trabalho”, relembrou Burnquist. “Todo aquele sacrifício valeu a pena, porque eu vejo que a continuidade do trabalho está seguindo e crescendo”.

Inclusão e apoio

A vinda do skatista a Santos se deu por conta do apoio da Blue Med e da inclusão do projeto Skate Terapia como modalidade oferecida pela operadora de saúde para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Padrinho da iniciativa, Burnquist interagiu com os alunos.

“Eu já tinha conhecido a iniciativa há alguns anos e falei: ‘Que incrível!’. O trabalho complementa o que eu vejo de transformação. Saber que isso está acontecendo em um espaço maravilhoso, que leva o nome do Chorão (ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr.), um baita personagem da área”, declarou.

O diretor-geral do projeto, Lupercio Conde, salientou que a ação é gratuita e utiliza um método próprio, dividido em fases que combinam estímulos cognitivos e motores. “O projeto começou há oito anos. Criamos um método no qual utilizamos o skate como ferramenta de trabalho cognitivo. A evolução se dá em dois ou três meses e é muito positiva, principalmente para o autismo. Hoje, atendemos 42 alunos, mas já atendemos mais de 500”.

Sobre o apoio da Blue Med, Conde reforçou o impacto social. “Esta parceria vai gerar um conforto para toda a equipe, no sentido de ter os equipamentos sempre em perfeito estado, mantendo a parte de enxoval também, que é muito importante, porque a maioria das pessoas vem de famílias vulneráveis”.

Para o gerente de marketing da Blue Med, César Augusto Andrade, esta é mais uma ação da empresa no sentido de utilizar o esporte “como ferramenta para melhorar a vida das pessoas, especialmente crianças com autismo. O caminho que trilhamos há alguns anos demonstra isso, e o Skate Terapia vem somar com todos os outros projetos”, disse.

A iniciativa segue recebendo inscrições. Elas podem ser feitas por meio do perfil no Instagram do projeto Skate Terapia, que é o @skateterapia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.