19/11/2021

Associação ameaça excluir China do tênis profissional

Por Ansa Brasil em 19/11/2021 às 08:11

epa06776171 Shuai Peng of China plays Caroline Garcia of France during their womenâs second round match during the French Open tennis tournament at Roland Garros in Paris, France, 31 May 2018.  EPA/GUILLAUME HORCAJUELO
epa06776171 Shuai Peng of China plays Caroline Garcia of France during their womenâs second round match during the French Open tennis tournament at Roland Garros in Paris, France, 31 May 2018. EPA/GUILLAUME HORCAJUELO

A Associação de Tênis Feminino (WTA) ameaçou deixar a China de fora do circuito profissional em virtude da falta de esclarecimentos sobre o desaparecimento da tenista Peng Shuai, uma das maiores estrelas do esporte no país asiático.

Em uma entrevista à emissora “CNN”, o presidente da WTA, Steve Simon, revelou que a associação está preparada para tomar essa decisão.

“Estamos totalmente preparados para encerrar nossas atividades na China e enfrentar todas as complicações que se seguirão, porque as acusações de estupro são mais importantes do que os negócios”, explicou o dirigente.

A WTA é a grande responsável por administrar o circuito do tênis feminino em todo o mundo. A medida da entidade poderá afetar diretamente várias atletas chinesas, como Shuai Zhang (63º), Saisai Zheng (80º), Zinyu Wang (98º), Qiang Wang (104º) e entre outras.

Shuai desapareceu depois de acusar o ex-vice-premiê Zhang Gaoli, um importante político do Partido Comunista chinês, de tê-la agredido sexualmente. A declaração feita no início de novembro foi excluída da rede social Weibo e, desde então, não se teve mais notícias da tenista.

A mídia estatal da China divulgou uma mensagem que teria sido redigida pela atleta, mas a Associação de Tênis Feminino e vários usuários das redes sociais questionaram a autenticidade. No conteúdo do e-mail, que foi retirado através de um print de tela, Shuai supostamente escreveu que está bem e que suas acusações são “falsas”.

Depois de uma grande mobilização do mundo do tênis sobre o desaparecimento de Shuai, a Anistia Internacional (AI) também se envolveu no caso e cobrou por respostas das autoridades chinesas.

Shuai, de 35 anos de idade, já foi líder do ranking mundial de duplas e venceu em Wimbledon e Roland Garros na categoria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.