Mesmo com pouca idade, o adolescente Felipe Del Rosso Pires Campos, de 14 anos, coleciona títulos de skate na categoria iniciante. No ano passado, ele foi vice-campeão brasileiro de Park amador, além de campeão brasileiro de Bowl e Pool, em 2017. Mas os títulos ainda são poucos para o que ele deseja: chegar aos Jogos Olímpicos. 





Em entrevista ao Santa Portal, o pai dele, Thyago Augusto Soares Campos conta que o menino ganhou um skate ainda no primeiro ano de vida, antes mesmo de dar os primeiros passinhos. “Com 3 anos, em um dia de chuva, eu levei ele no Skate Park do Chorão [em Santos]. Ele ficou deslumbrado, queria pular a cerca, falou que queria andar”, relembra.





Saindo dali, o pai prometeu que o colocaria em uma escola para aprender o esporte, e assim o fez. Já aos 4, Felipe, ou Piolho, como é conhecido, começou a competir e não parou mais. “Deu para perceber que ele desenvolveu uma paixão pelo skate. Sempre foi assim”, explica. 





Aos 9, o menino foi campeão brasileiro duas vezes, em Santa Catarina. Segundo o pai, a partir daí, ele começou a deslanchar. Melhorou a habilidade com o skate no pé e segue avançando a cada dia no esporte. Para isso, os treinamentos são intensos, com direito a fisioterapia e funcional. 





Reprodução/Instagram




De sorriso aberto e rodinhas nos pés, Piolho segue em busca do grande sonho. “No próximo ano ele passa para amador, e a intenção dele é tentar chegar nas Olimpíadas. Atualmente, a gente faz de tudo para ele poder realizar o sonho. A nossa casa praticamente vive em função dele estudar e treinar o skate. Ele está entre os melhores da idade dele, do Brasil”, afirma o pai, todo orgulhoso do caminho de Felipe.





Para Thyago, o sonho é bem palpável, já que nos Jogos Olímpicos de Tóquio, grande parte dos medalhistas foram adolescentes, como a skatista Rayssa Leal, que levou a medalha de prata no street. “Ele está subindo degrauzinhos, e vai chegar ao profissionalismo. Ele tem todo nosso apoio e, dentro do possível, damos as condições para ele seguir em frente”, finaliza.