VLT, habitação e Centro Histórico são grandes destaques do debate à prefeitura de Santos
Por Marcela Morone em 18/09/2024 às 00:13
O primeiro debate entre os quatro candidatos à prefeitura de Santos, transmitido pela Santa Cecília TV na noite desta terça-feira (17), foi marcado por discussões sobre as obras do VLT, habitação e a revitalização do Centro de Santos. Participaram do debate os candidatos Nando Pinheiro (Avante), Rogério Santos (Republicanos), Rosana Valle (PL) e Telma de Souza (PT).
No primeiro bloco, no qual os candidatos puderam trocar perguntas entre si, por ordem de sorteio, Rosana Valle escolheu o atual prefeito, Rogério Santos. A ex-jornalista questionou as ações do chefe do Executivo no Centro Histórico, dizendo que o local foi abandonado. Rogério rebateu a pergunta dizendo que foi o prefeito que mais investiu no Centro.
“[O debate] é uma oportunidade para gente mostrar aquilo que a gente fez, aquilo que a gente vai fazer e os resultados que a gente teve. É fruto de investimento, de muito trabalho, e de gestores que vieram antes de mim”, avaliou o candidato do Republicanos.
Entre as medidas apresentadas por Rosana, a candidata afirmou que segurança e câmeras de monitoramento serão os focos de investimentos de sua gestão, bem como a conclusão das obras do VLT. A flexibilização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) também foi citada — a questão, no entanto, foi questionada por Rogério e respondida por Rosana em outra oportunidade no debate.
“Estou segura junto de um time de pessoas que também são apaixonadas pela cidade. Sadao Nakai acompanhou passo a passo. Santos tem a sétima maior arrecadação do Estado de São Paulo e poderia estar melhor do que está”, disse Rosana Valle.
As obras do VLT e o Centro Histórico apareceram novamente no terceiro bloco, em que os candidatos podiam fazer perguntas para outro candidatos, com comentário de um terceiro candidato e uma conclusão do quem efetuou a pergunta. A discussão começou quando Nando Pinheiro perguntou a Rogério Santos o que seria feito para acelerar o término das obras do VLT.
“Tenho muito pouco investido. É com a força e a garra da fé de acreditar que é possível uma mudança. Sou um novo rosto na política santista. Colocar aqui a cara tapa, para mim, é tranquilo”, disse Nando Pinheiro.
Habitação digna foi tema da pergunta feita por Rogério Santos à Telma de Souza. A ex-prefeita de Santos considerou o Dique da Vila Gilda como prioridade para qualquer pessoa que assuma a prefeitura, já que o local é uma das maiores favelas de palafita do Brasil. A ex-gestora classificou o local como uma das “maiores chagas” de Santos.
“Santos, com a autoridade que tem, precisa decidir investimentos da maior monta. São muitas pessoas que moram ali. Pessoas que trabalham, trabalhadores que sofrem”, avaliou.
“Nós queremos e fizemos o possível para apresentarmos as propostas e quem assistiu vai saber discernir. Somos seis partidos [da coligação] mostrando um projeto bastante avançado no sentido de modernidade sem esquecer das questões negativas que, lamentavelmente, nossa cidade ainda tem”, disse Telma sobre o debate.
O próximo debate entre os candidatos à prefeitura de Santos acontece em 2 de outubro. O especial Eleições 2024 é uma realização do Sistema Santa Cecília de Comunicação, com patrocínio de Cortes & Cia Desentupidora e Dedetizadora, Grupo Akta Motors, Ciesp Santos e Engeplus.