Celebrar uma grande história, que segue sendo construída diariamente com imensas conquistas. Esse é o objetivo do Memorial Santa Cecília, que foi inaugurado na manhã de quarta-feira (3), no piso térreo do Bloco M da Unisanta, em Santos.





Repleto de tecnologia, que permite ao público ter acesso às informações pelo QR Code, o espaço traz relíquias como uma reprodução da sala onde o fundador do Complexo Educacional Santa Cecília, Milton Teixeira, trabalhava, além do primeiro carnê de pagamento e o primeiro caderno de registro de alunos.





"Coincidiu que nós tiramos as coisas da chancelaria, que era o local onde meu pai trabalhava. Quando começamos a transferir todo o material que estava lá, já pensei em construir o Memorial Santa Cecília", conta Marcelo Teixeira, presidente do Conselho Administrativo do Complexo Educacional Santa Cecília.





Inauguração do Memorial Santa Cecília




O túnel do tempo também conta a história da fundação do colégio até os dias de hoje. Para Silvia Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília, esse é o resultado de muito esforço. "Milton e Nilza Ribeiro abriram mão de tudo, eles eram chamados de doidos, mas se doaram, e hoje temos esse resultado".





O esforço de várias gerações fez com que o espaço fosse conhecido em toda a região e alcançasse resultados reconhecidos mundialmente.





"É realmente lembrar aquilo que é feito com dedicação, com amor e tanto esforço. Nessa caminhada nós conseguimos evoluir e construir uma instituição modelo", relata Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta.





Parte das recordações.




Emília Maria Pirilo foi a primeira diretora do colégio e esteve presente na inauguração. "É emocionante, fiz parte desde a fundação, eu e a minha irmã, Nilza. Começamos com 22 alunos, hoje estamos com 22 mil alunos", disse emocionada.





As lembranças também são para a construção de um futuro que está nas mãos das gerações mais novas da família, trazendo mais tecnologia e inovação.





"Estamos com a missão de inovar sempre, tudo em prol do aluno. São diversas formas de inovação e tecnologia e, claro, continuando sempre com aqueles laços que nos formaram e com um estudo de qualidade", relata Marcus Teixeira, diretor de Marketing da Unisanta.





Além da história da universidade e do colégio, o Memorial Santa Cecília também conta a trajetória vitoriosa dos atletas da natação, basquete, entre outras modalidades.





Serviço





O Memorial Santa Cecília ficará aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 17h às 21. No sábado, o horário de funcionamento é das 9h às 13h. Não é necessário agendamento.





No entanto, os interessados em agendar uma visita em grupo ao espaço podem entrar em contato pelo e-mail memorialsantacecilia@unisanta.br.