Sistema Santa Cecília de Comunicação completa 26 anos

Por Marcela Morone em 26/01/2023 às 07:00

Santa Portal
Santa Portal

O Sistema Santa Cecília de Comunicação completa 26 anos de história nesta quinta-feira (26). Composto pela Santa Cecília TV, a rádio 107,7 FM e o Santa Portal, o grupo de mídia é o único com programação 100% própria na região.

A Santa Cecília TV foi fundada em 1997, quando a Unisanta assumiu a coordenação da antiga TV Litoral. Em 2020, o sinal passou a chegar para todo o litoral paulista, do Vale do Ribeira ao litoral norte, passando por todas as cidades da Baixada Santista.

Mais recentemente, o Sistema Santa Cecília proporcionou uma cobertura completa e integrada do falecimento do Rei Pelé e das homenagens ao maior jogador de futebol de todos os tempos.

Já o Santa Portal nasceu há 11 anos, com o objetivo de levar os fatos à população em tempo real, além de proporcionar uma ampla cobertura de eventos de importância para a região.

Lançada há exatos 24 anos, a 107,7 FM, a rádio da Santa Cecília, também promove jornalismo de qualidade o dia inteiro para os ouvintes. O 107 Notícias tem cinco edições pela manhã e quatro à tarde.

Durante seus 26 anos de história, vários profissionais, por meio de estágios e projetos especiais, deixaram sua marca no Sistema Santa Cecília de Comunicação e foram trilhar seus passos em outros lugares.

É o caso de Renan Fiuza, formado em Jornalismo pela Unisanta e ex-estagiário do Sistema Santa Cecília de Comunicação, que hoje atua como repórter na CNN Brasil. Fiuza destaca o quão importante é jornalismo regional, como feito pelo Santa Cecília.

“A TV regional, por vezes, consegue estar muito mais próxima da sociedade, consegue estar inserida num bairro, consegue resolver um buraco de rua, consegue por ventura resolver a situação de uma UPA, disponibilizar um medicamento para quem está precisando que de certa forma a TV em âmbito nacional não conseguiria”, diz.

O repórter também enfatiza a diferença que esse tipo de jornalismo pode fazer na vida da população. “A TV regional consegue ajudar de uma maneira eficaz, mais rápida, pequenos detalhes que transformam a vida de muita gente”, conta.

O jornalista esportivo Diego Bertozzi, também egresso do curso de Jornalismo da Unisanta, diz que o Sistema Santa Cecília foi seu pontapé inicial para pudesse realizar alguns de seus sonhos, como cobrir uma Copa do Mundo e Olimpíadas.

Bertozzi também ressalta a importância do jornalismo regional na vida das pessoas. “Esse perfil de cobertura aproxima o telespectador do contexto em que ele está inserido”, diz.

Humberto Challoub, diretor de redação do jornal Boqnews, parabeniza o trabalho realizado aos alunos da universidade. “Eles têm possibilidades, através de estágios, através de projetos especiais, ter experiências práticas na área de comunicação”.

O apresentador e narrador da ESPN, William Tavares, conta que boa parte de seu sucesso profissional é devido a suas experiências na Santa Cecília TV. “Eu tive um espaço, a oportunidade para desenvolver, para aprender. Fez bem demais para mim. Muito do que eu faço hoje, muito do que consigo hoje eu devo a essa experiência que tive na Santa Cecília TV, é a base de tudo”, relembra.

Yonny Furukawa, apresentadora da TV Tem, afiliada da Rede Globo em Sorocaba, também dedica sua bagagem no telejornalismo à sua passagem de seis anos pela Santa Cecília TV. “Me formei, fiz estágio, fui efetivada. Fui muito feliz”, conta.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.