ASSISTA AO VIVO! Santa Cecília TV transmite desfile das escolas de samba do Carnaval de Santos
Por Santa Portal em 06/02/2026 às 20:00
Vai começar o desfile das escolas de samba de Santos. Sete agremiações desfilam nesta sexta-feira (6), a partir das 21h, pela Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Av. Afonso Schmidt s/nº, Castelo, Zona Noroeste), divididas em quatro no Grupo Especial e três no Grupo de Acesso. A Santa Cecília TV transmitirá ao vivo os desfiles, a partir das 21h.
A transmissão terá a narração de Nelsinho Filho, com os comentários de Drika Lucena e Izildo Pereira. Alexandre Piqui, Bernardo Martini, Fabiano Roma, Patrícia Nunes e Vinícius Figo estarão nas reportagens. A coordenação da transmissão fica a cargo de Luciana Julião, com a coordenação geral de Jornalismo de Natalie Nanini.
Nesta sexta, desfilam três agremiações do Grupo de Acesso: Brasil, Império da Vila e Bandeirantes do Saboó. Em seguida, será a vez de quatro do Grupo Especial: União Imperial, Real Mocidade, Vila Mathias e Independência.
No dia seguinte, apresentam-se primeiramente quatro agremiações do Acesso: Imperatriz Alvinegra, Dragões do Castelo, Zona Noroeste e Sangue Jovem. Na sequência, mais quatro do Especial: Padre Paulo, Amazonense, X-9 e Unidos dos Morros.
Além disso, matérias sobre cada uma das escolas, de ambas as divisões, serão publicadas em tempo real pelo Santa Portal, no site e redes sociais.
Estandarte Unisanta
O público também poderá participar da votação do Estandarte Unisanta, através do Santa Portal, que premiará as melhores escolas do Grupo Especial na opinião do público.
Veja a ordem dos desfiles desta sexta:
21h – Brasil
22h05 – Império da Vila
23h10 – Bandeirantes do Saboó
0h15 – União Imperial
1h30 – Real Mocidade
2h45 – Vila Mathias
4h – Independência
Sexta-feira (6)
Grupo de Acesso
Brasil (21h)
A escola de samba Brasil será a responsável por abrir o Santos Carnaval 2026 com um desfile que promete exaltar a cultura e a identidade nacional. Com um enredo dedicado à brasilidade, a campeoníssima levará para a avenida referências às lendas, ao folclore, à culinária, à música e a personalidades marcantes da história do país.
A proposta de Hoje é dia de Brasilidades é construir um grande mosaico cultural, valorizando as múltiplas expressões que formam o Brasil. O desfile aposta na força simbólica de elementos populares para envolver o público logo na abertura do Grupo de Acesso.
Império da Vila (22h05)
A Império da Vila promete uma apresentação marcada pela força feminina. O enredo Maria – As Faces da Mulher homenageia Maria Colondina, entidade espiritual das religiões de matriz africana associada aos mistérios do amor, da beleza e da feminilidade.
A agremiação pretende fazer uma grande exaltação à mulher, convidando o público a uma viagem simbólica pelos arquétipos de Maria. A proposta é mostrar que cada mulher carrega um pouco dessa força ancestral, em um desfile sensível e repleto de representatividade.
Bandeirantes do Saboó (23h10)
A Bandeirantes do Saboó levará para a avenida um desfile que celebra a própria história e a paixão pelo samba. Com o enredo Alice no Carnaval das Maravilhas – Loucura é não Sambar, a escola comemora três décadas de fundação no Santos Carnaval 2026.
A proposta é apresentar ao público de fora o verdadeiro significado do amor pelo samba, ressaltando a trajetória da Band no carnaval santista. O samba-enredo, feito sob encomenda, será peça-chave na celebração do aniversário da agremiação.
Grupo Especial
União Imperial (0h15)
Celebrando 50 anos de história, a União Imperial leva para a avenida, já na madrugada de sábado, após os desfiles do Grupo de Acesso, uma apresentação marcada pela ancestralidade e pela renovação. Com o enredo A Consagração em Orixá: Renascer em ‘União’ é a Chave da Vida, a escola do Marapé aposta em uma narrativa afro-brasileira que conecta passado, presente e futuro.
O desfile valoriza a trajetória da agremiação dentro do Carnaval santista, destacando sua identidade cultural e sua ligação com as raízes ancestrais. A proposta é transformar a avenida em um espaço de celebração, fé e pertencimento, reafirmando o papel histórico da União Imperial na cidade.
Real Mocidade (1h30)
A Real Mocidade escolheu homenagear Santos em seus 480 anos de história com um olhar voltado à cultura popular e à diversidade artística da cidade. O enredo Santos 480 anos – Mundaréu do povo, cultura em revolução propõe uma leitura sensível e criativa da identidade santista.
Fugindo das homenagens tradicionais, o desfile destaca manifestações culturais como o ballet, a dança de rua, o Quilombo do Pai Felipe e a tradição do samba. A escola do Marapé aposta em uma celebração plural, construída a partir do povo e de suas expressões.
Vila Mathias (2h45)
Com forte identidade territorial, a Vila Mathias leva à avenida o enredo Vila Mathias Coroa o Rei Batuqueiro, que resgata a história de Pai Felipe, líder quilombola e símbolo de resistência negra em Santos. O personagem histórico viveu na região que hoje dá nome à escola.
O desfile aposta na ancestralidade, na memória e na força cultural da população negra, conectando o passado de luta ao presente carnavalesco. De acordo com a agremiação, um enredo carregado de axé e significado, reafirmando a importância de Pai Felipe na história e na cultura da cidade.
Mocidade Independência (4h)
A Mocidade Independência comemora 50 anos no Carnaval de Santos apostando no universo lúdico das fábulas. O enredo No reino das fábulas… Era uma vez, o encanto! transforma a trajetória da escola em uma grande narrativa fantástica.
Um grilo falante, mascote da agremiação, conduz o público por histórias encantadas. A escola busca encantar a avenida e, ao mesmo tempo, alcançar o título inédito no Grupo Especial.
O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.