'Ratinho', 'para-choque' e fake news: candidatos de Santos trocam farpas mais uma vez em debate
Por Marcela Morone em 02/10/2024 às 23:48
O segundo debate entre os candidatos à prefeitura de Santos transmitido pela Santa Cecília TV gerou troca de farpas e algumas polêmicas na noite desta quarta-feira (2). Estavam presentes os candidatos Nando Pinheiro (Avante), Rogério Santos (Republicanos), Rosana Valle (PL) e Telma de Souza (PT).
A primeira farpa já foi trocada logo no segundo bloco, em que os candidatos podiam fazer perguntas conforme a ordem sorteada antes da transmissão. Rosana alegou que Rogério “diz que pauta sua campanha pela verdade”, mas que vê “muitas mentiras” no que o atual prefeito fala. Na sequência, Rosana apresentou números sobre saúde e educação que, segundo ela, não seriam verídicos.
“A senhora já foi condenada por fake news. Eu não. Aliás, a senhora foi condenada antes da campanha”, retrucou o atual prefeito.
No quarto e último bloco de questionamentos, Rosana fez uma pergunta sobre telemedicina a Nando Pinheiro, mencionando uma resposta anterior de Rogério Santos.
“Você entra como leão e acaba saindo como ratinho, porque as pessoas sabem que você não tem propostas e que você está servindo, mais uma vez, de para-choque”, disse Rosana. Na sequência, apresentou suas propostas para a área da saúde.
“Ratinho…ratinho que vai fazer você perder a eleição”, retrucou Nando. Durante todo o debate, o candidato do Avante deixou em seu púlpito um boneco do personagem He-Man. No primeiro debate de Santos transmitido pela Santa Cecília TV, no último dia 17, Rosana chamou Nando de dublador do Príncipe Adam, alter ego do famoso personagem de desenho animado.
Assim como no primeiro debate, a candidata Telma de Souza (PT) evitou conflitos. Durante as trocas de acusações entre os outros candidatos, o apresentador do debate, Irineu Alves, precisou interromper o debate para pedir que os assessores que estavam presentes no estúdio fizessem silêncio.