Francia Márquez diz acreditar que Brasil terá presidente negra no futuro
Por Mônica Bergamo/Folhapress em 27/07/2022 às 16:21
Em encontro com parlamentares e pré-candidatas negras, na manhã desta quarta (27), no Rio de Janeiro, a vice-presidente recém-eleita da Colômbia, Francia Márquez, disse acreditar que o Brasil terá no futuro uma presidente negra.
Ela também se colocou à disposição para contribuir com a entrada na política no Brasil de mais mulheres negras.
O evento ocorre no dia em que a vereadora Marielle Franco completaria 43 anos. Assassinada a tiros em 2018, o nome da parlamentar foi lembrado como referência política e como exemplo de violência que não pode mais acontecer. Quatro anos depois, o crime ainda não foi solucionado.
Irmã de Marielle, a educadora e presidente do Instituto Marielle Franc, Anielle Franco, esteve presente no encontro, assim como as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).
Francia e as brasileiras também falaram sobre os desafios e estratégias para as eleições brasileiras a partir da experiência da Colômbia, que acaba de eleger Gustavo Petro como presidente do país.
O encontro foi organizado por entidades negras e da sociedade civil como o Instituto Marielle Franco, Instituto Ibirapitanga, Mulheres Negras Decidem, Instituto Alziras, Instituto Peregum e Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.