Fake news, enchentes e semáforos são grandes destaques no debate de Santos
Por Santa Portal em 25/10/2024 às 00:02
Com tom ácido, os candidatos à prefeitura de Santos, Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL), trocaram farpas no debate transmitido pela Santa Cecília TV na noite desta quinta-feira (24). Acusações de fake news, enchentes e semáforos foram os grandes protagonistas do programa.
Rosana deu início ao terceiro bloco, em que os candidatos podiam fazer perguntas entre si. A deputada federal citou uma matéria da revista Veja publicada nesta semana, que questiona contratos firmados na gestão do atual prefeito. O candidato do Republicanos se defendeu: “Quem faz contrato não é a pessoa, é a prefeitura”, disse.
Rogério, então, citou outra matéria, desta vez da revista IstoÉ. A reportagem menciona uma investigação policial sobre um crime ambiental e tentativa de suborno por parte de empresários que, supostamente, apoiam Rosana. A candidata se defendeu, dizendo que seu nome não foi citado na investigação e que a matéria não seria verídica. Esse foi o primeiro de vários embates entres os prefeituráveis acerca do tema fake news.
Em outro momento do debate, Rosana perguntou sobre os semáforos inteligentes, cuja instalação foi anunciada pela Prefeitura em maio deste ano. A candidata questionou o “que aconteceu com inteligência” dos equipamentos e alegou que os semáforos instalados no município são antigos.
Em tom irônico, Rogério rebateu dizendo que o projeto de sua adversária para o tópico é “tão inteligente e inovador” que o ex-prefeito Oswaldo Justo teria apresentado a mesma proposta na década de 80. A candidata rebateu que o projeto dos semáforos inteligentes não está surtindo efeito na cidade.
A estação elevatória inaugurada pela atual gestão na Zona Noroeste também foi citada em vários momentos no debate. Já no fim da transmissão, Rosana questionou o empréstimo para a construção do empreendimento que, segundo a candidata, não funciona adequadamente.
“Não gosto de brigas, não gosto de confusão. Gosto de dar respostas para os santistas. O senhor não resolveu o problema das enchentes na entrada da cidade”, rebateu Rosana, que disse que a propaganda do adversário mostra que “está tudo bem” na cidade e que, se realmente estivesse, Rogério teria ganhado no primeiro turno.
“A senhora vê tanto o meu programa [eleitoral], o seu eu não vejo porque dá depressão”, respondeu Rogério, em tom irônico.