Vila Mathias levará ancestralidade de religiões afro-brasileiras para o carnaval santista

Por Beatriz Araujo em 26/01/2023 às 15:02

Arquivo/Vila Mathias
Arquivo/Vila Mathias

“Quem me protege não dorme”. Ressaltando conexões de fé, energia e ancestralidade, esse será o enredo levado pela Vila Mathias para a avenida Dráuzio da Cruz no primeiro dia de desfiles do Santos Carnaval 2023. Para a escola, o enredo tem como objetivo levar conhecimento para a passarela para que a intolerância religiosa, que tanto assombra filhos de santo e terreiros, possa ter fim.

“Queremos desmistificar todo o processo vergonhoso da escravidão que, por sua vez, ‘endemoniou’ tudo que veio de origem africana”, explica Priscila Mara Gomes de Almeida, madrinha da bateria e secretaria da agremiação. Para ela, o público pode esperar muita força, garra, energia, respeito e amor no desfile.

Além dos desafios técnicos e financeiros, a Vila Mathias reconhece que a intolerância também pode ser uma questão a ser enfrentada na passarela. “Falar de religião de matriz europeia é muito mais fácil e aceitável. Vemos pessoas se afastando por não quererem ‘compactuar’ com esse ‘tipo de coisa’, pois a sua religião, em particular, não permite. Porém, não se pode esquecer que o Carnaval, a capoeira, o candomblé e a umbanda são da cultura afro-brasileira e tudo tem um porquê. Só pedimos Respeito”, ressalta Priscila. 

Mas nada irá conter a emoção da comunidade. Foram dois anos sem carnaval por conta da pandemia da covid-19 e muita luta na busca de recursos para que a escola pudesse desfilar. “Vamos voltar com muito amor e vamos chorar do começo ao fim por todas as dificuldades e pela saudade que estávamos dessa loucura toda”.

Componentes

Neste ano, a Vila Mathias desfilará com 800 componentes distribuídos em 15 alas. Será um carro alegórico e um tripé. Sobre o investimento previsto para este carnaval, a reportagem não obteve retorno da agremiação até a publicação desta matéria.

No momento a Vila Mathias está sem Rainha de Bateria, mas afirma que o cenário pode mudar até o dia do desfile. O enredo começará com o orixá Exu e será finalizado com um convidado especial. Tudo embalado pelo samba-enredo composto por Nikinha, Márcio Pessy, Hermes Sobral, Zé Roberto e Samuel.

Para quem quiser acompanhar um ensaio da Vila Mathias, pode comparecer na rua Marechal Pego Júnior, nº 20, bairro Vila Nova em Santos, a partir das 20 horas, toda segunda e sexta-feira. Neste domingo (29), a agremiação também estará no Boteco do Fumacinha (Av. Senador Feijó, nº 566, bairro Vila Mathias), com a visita da X-9, a partir das 16 horas. 

Samba-enredo

Laroye exu mojuba

Guardião que traz a luz e esperança 

Salve zé 

Salve o rei da malandragem

Minha vila pede agô pra salvar a humanidade

Visto branco risco ponto

Pra saudar forças divinias 

Sobre as bênçãos soberanas vem nossa vila 

Oxossi é caçador

Vem para as matas com fartura

Obaluaê no calor o bem a cura

Arruda e guiné de ossaim o curandeiro 

Quem me benze nos milagres é mirongueiro 

Na riqueza oxumarê… prosperidade 

Salúba nanã

Grande ancestralidade

Ora yeyeô oxum deusa do amor 

Brilho que reluz pra vencer o mal

Eparrey oyá traz a força e a magia

É luta, é tempestade iansa é quem me guia

Odoya… salve a rainha do mar

Iemanja peço a tua proteção

Kao kabecile é rei de oyó é rei xangô

No fogo a essência da vida 

Com seu machado justiça!!

Viva cosme e damião, hoje tem festa os

Eres vem pra brincar 

Mas onde está doum

Doum está sentado no cavalo de ogum

Xeuepababa em suas águas vou me banhar

Sob o manto sagrado 

Nos abençoe meu pai oxalá

Carnaval 2023

O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.

Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.

O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.

Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial. 

A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.