Unidos dos Morros conquista o bicampeonato do Carnaval de Santos
Por Santa Portal em 14/02/2023 às 14:08
A escola Unidos dos Morros foi a grande campeã do Carnaval santista de 2023. Com 179.9 pontos, a agremiação desbancou as concorrentes X-9 (178.7) e União Imperial (178.7) e conquistou o bicampeonato. Foi o quarto título da história da escola. Anteriormente, venceu em 2014, 2016 e 2020. A Mãos Entrelaçadas, com 170.6 pontos, foi rebaixada para o Grupo de Acesso.
A apuração que definiu a Unidos dos Morros como campeã dos Carnaval 2023 aconteceu no início da tarde desta terça-feira (14), no Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos. O evento reuniu cinco representantes de cada escola e imprensa.
Relembre
Com grandiosas alegorias, pirotecnia e um público animado, a atual campeã Unidos dos Morros levou a história de vida do empresário Armênio Mendes para a passarela Dráuzio da Cruz, na madrugada deste domingo (12). A escola encerrou o desfile aos 54 minutos, por volta de 1h30.
Desde a concentração, a plateia da avenida já aclamava a agremiação, com centenas de pessoas balançando bandeirinhas de papel da Unidos dos Morros. Por parte dos componentes, o sentimento de alegria era recíproco.
“Trabalhamos duro e vamos para cima. A escola está pronta, montada e vem com um enredo rico e muito bonito”, ressalta o presidente Fábio Fernandes Carvalho, o Chitinha.
Além da busca pelo bicampeonato, estar na avenida significa uma retomada de vida para a princesa Gisele da Silva, por exemplo. Em entrevista ao Santa Portal, ela explica que sofreu um acidente de moto que quase a deixou tetraplégica e que teve que ficar de fora do papel de destaque desde antes da pandemia de covid-19.
Ao lado da escola, ela conseguiu ver de perto o título de 2020, mas apenas pelos bastidores. Agora, com muita emoção, ela pode voltar a representar a escola de seu coração com samba no pé. “É um renascimento estar aqui novamente”, diz, com a voz embargada de emoção e brilho nos olhos.
Desfile da Unidos dos Morros
Para dar vida ao enredo Desce o morro construindo história: Armênio Mendes, o empreendedor de sonhos, a Unidos dos Morros contou com cerca de 1500 componentes e investimento de mais de R$ 700 mil. A agremiação vem preparando a ideia desde 2020, pois a expectativa inicial era de que pudessem levá-la à passarela em 2021.
Com 12 alas, o desfile se divide em quatro momentos. A abertura contou com cerca de dez bailarinas do Balé da Cidade de Santos que, com tons terrosos, interpretaram a criação do homem a partir do barro. A coreografia fez referência à trajetória do homenageado, que começou no mercado de trabalho atuando como oleiro, construindo telhas e tijolos.
A partir disso, um carro alegórico com azulejos e uma fonte que jorrava água para os arredores tomou a passarela. As alas passaram a ter uma uma atmosfera camponesa, com toque bucólico, mostrando a infância e a juventude de Armênio Mendes.
Até que chegou a parte da vinda de Mendes ao Brasil ser retratada, abordando aspectos de sorte, trabalho e inteligência. Sua crença católica, também ganhou destaque, com tripés do São Jorge, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima.
O lado empreendedor do empresário apareceu em outras alas, até que o desfile se encerrou com sua família ganhando foco, tida como seu bem maior. Sua esposa, Celeste Mendes, estava em cima de um carro alegórico – que soltava faíscas, fumaça e tinha telões com fotografias sendo reproduzidas – junto à irmã, filho e netos do empresário falecido.
Para Celeste Mendes, estar no desfile foi uma mistura de emoções. “Essa homenagem foi muito bonita. Foi uma emoção imensa ver a escola toda em sua frente, de cima. Esperamos que ele veja lá de cima e que a escola possa vencer”, afirma.
Samba-enredo
Desce o morro construindo história: Armênio Mendes o, empreendedor de sonhos
A vida… esculpida em poesia
Em belos campos se inspira
Um gajo que vem lá de além mar
Que traz no sangue a essência, herança
A garra da Terra Natal
Coragem e perseverança em seu ideal
Na fé, na força do Santo guerreiro
Segue a sua trajetória
Junto à Nossa Senhora sempre a lhe abençoar
E nas adversidades… venceu
Na terra da caridade… empreendeu
Gira a roda do progresso
Da praia mira o mar
Acerta o alvo do sucesso… edificar
Santos amada e querida
Desperta a luta de um sonhador
Em laços a diplomacia unidos de amor
Na obra da vida, escritura que não se apagou
Descendo o morro
Lembranças, saudades
Nos quatros cantos da cidade a sua marca, sua mão
Marias do seu coração
Família o seu bem maior
Eternizado em nosso pavilhão
É de arrepiar… emocionar
Poder voltar a sambar novamente
Chegou o morro cantando contente
Exaltando Armênio Mendes