Bandeirantes do Saboó vive momento de renovação e pedirá bênção a Ogum na passarela
Por Beatriz Araujo em 30/01/2023 às 12:47
Pedindo bênção a Ogum, a Bandeirantes do Saboó levará a lenda do orixá guerreiro para a avenida Dráuzio da Cruz no primeiro dia do Santos Carnaval 2023. A ideia do enredo vem junto à vontade de popularizar o candomblé, com respeito e fé, e de ter ‘caminhos abertos’ pelo orixá. O enredo No rufar do tambor, exalto meu pavilhão! Salve Ogum, partiu de Wellington Reis Delgado, atual presidente da agremiação, que reconhece que a escola passa por um momento de renovação.
Em entrevista ao Santa Portal, Delgado explica que esse será o primeiro desfile da escola sem Gera Paixão, que era presidente da Bandeirantes do Saboó antes da pandemia. Paixão teve um infarto em 2020, em Aracaju, onde vivia em isolamento junto a sua família por conta da covid-19. Após o ocorrido, Delgado assumiu a presidência.
“O samba escolhido contará um pouco da lenda do orixá guerreiro. É um romance em que, facilmente, muito de nós nos enxergamos por sermos guerreiros vencedores de demandas diariamente”, acredita Delgado.
A agremiação promete belas fantasias, elaboradas em meio a uma proposta honrosa para brigar pelo título. Serão cerca de 400 pessoas no desfile, divididas em grupos de 30 a 50 pessoas.
A escola terá Lika Borges como Rainha de Bateria e Sarrá como Mestre. Os compositores do samba-enredo são Toninho 44, Ademarzinho do Cavaco e Michel Mich, acompanhados do intérprete Agnaldo Amaral. Já como convidado especial, o ator de Franca William Matias será destaque como Príncipe de Bateria.
Sobre o investimento, o presidente revela que o valor já superou os R$ 85 mil recebidos pela Prefeitura de Santos e que ainda não é possível informar uma quantia geral.
Samba-enredo
Ogunhê! … meu pai Ogum
Vencedor de demanda… eu sou mais um!
Água de benzer, Arruda e Guiné
A Band chegou, carregada de axé
Meu samba firma o ponto no ilé
E faz nessa avenida, o seu congá
A energia, do orum e do ayê
Abre os caminhos, minha escola vai passar
Incorporado sinto a magia,
E as bênçãos de Oxalá
A humanidade assim aprendia
Com a sabedoria do guerreiro Orixá
Amor e razão… divide seu peito!
E pelos terreiros vão sempre lembrar
Que um dia o “pioneiro”
Se perdeu para se encontrar – Bís
Ora Yê Yê Ô, Mamãe Oxum… É Sedução!
Desagua, A Força Guardiã
Na Ponta Da Lança, Renasce O Amor… Eparrey Iansã
A ferro e fogo
Forjando um destino
Faz um menino, virar um leão
A ordem divina é o caminho
Trago no sangue, o fogo da paixão
Prepare o feijão, cerveja na mesa
Ajeum, pimenta para arder
Já Mandei Botar Dendê
OOOO… salve essa gente bamba
OOOO… Padroeiro do meu samba
No Rufar Do Tambor,
Ecoa Numa Só Voz, Cuidai De Nós
Carnaval 2023
O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.
Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.