Com homenagem a Angeli, Tarrafa Literária divulga programação

Por Santa Portal em 11/11/2022 às 17:13

Divulgação/Sesc Santos
Divulgação/Sesc Santos

Consolidada como um dos principais festivais de literatura do país, a Tarrafa Literária atinge sua 14ª edição nos próximos dias 16 a 20, em Santos. A programação ocupa o Sesc Santos e o Teatro Guarany com 12 mesas e mais de 30 autores convidados para discutir a produção literária sob diversos pontos de vista: do jornalismo à ciência, da história à ficção e também dedicando atenção à literatura infantil (Tarrafinha).

Toda a programação é gratuita e também haverá transmissões diárias pelo canal oficial da Tarrafa no Youtube (@tarrafaliteraria) Os ingressos poderão ser retirados com antecedência na Realejo Livros (Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga) ou nos locais de realização das mesas (a unidade do Sesc Santos na noite de abertura, dia 16; e o Teatro Guarany, entre os dias 17 e 20).

O Santa Portal, por meio do blog Estante do Atanes, do jornalista e escritor Alessandro Atanes, fará uma cobertura especial do evento.

“A ideia dessa parceria entre o blog Estante do Atanes e o Santa Portal é ir além do anúncio da programação e trazer notas sobre o que está acontecendo nas mesas, em tempo real, tanto na página Notas da Tarrafa como no perfil Notas do Atanes do Instagram, onde pretendo também fazer entradas ao vivo com entrevistas com os participantes”, comenta o escritor.

Abertura e homenagem a Angeli

A 14ª edição da Tarrafa Literária terá como homenageado o cartunista Angeli, criador de personagens marcantes dos quadrinhos brasileiros – como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos, entre outros.

O paulistano Arnaldo Angeli Filho, 66 anos, segue produzindo. Já teve seus trabalhos publicados em jornais como Folha de S.Paulo e Diário de Notícias (Lisboa) e as revistas Linus (Milã0), El Vibora (Barcelona), Humor (Buenos Aires). Também criou quadrinhos animados para a internet e para o canal Cartoon Network.

Sua obra será o tema da Mesa de Abertura do festival, no dia 16, quarta-feira, às 19h30, no teatro do Sesc Santos. Mediada pelo trio Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina, apresentadores do programa Fim de Expediente, uma das maiores audiências do rádio brasileiro atualmente, a conversa terá a participação dos cartunistas Adão Iturrusgarai e Caco Galhardo.

Além disso, o longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de César Cabral, será exibido no Cine Arte Posto 4, na Praia do Gonzaga, durante o festival.

Atanes destaca a escolha do homenageado da edição. “Lembro quando, aos 12 anos, indo para a escola, na banca da Campos Melo a duas quadras do Docas, encontrei o primeiro número da Chiclete com Banana. Um mundo abriu pra mim.”

Palco histórico

A partir do dia 17, quinta-feira, a programação passa a ocupar o Teatro Guarany, palco que recebe o festival desde sua criação. Abrindo os trabalhos, às 17h, Paulo Scott (escritor e professor universitário) e Triscila Oliveira (escritora e ativista) conversam sobre desigualdade e a literatura como forma de enfrentamento e questionamento da sociedade, na mesa “A escrita que grita. Combate na literatura, HQs e na vida”. A mediação é de Simone Batista.

Em seguida, às 19h, os best sellers Fabrício Corsaletti (poeta e tradutor) e Antonio Prata (escritor, cronista e roteirista) conversam sobre “A poesia da crônica: escrever e sentir, atingir o leitor”, com mediação do jornalista norte-americano radicado no Brasil, Matthew Shirts.

A sexta-feira, dia 18, será aberta com a Tarrafinha: às 14h, a artista visual, escritora, jornalista e professora Kátia Canton realiza o encontro aberto “Polícias e Saberes” para crianças e professores de todas as idades, com mediação de Rita Nascimento, coordenadora de formação da Secretaria de Educação de Santos.

Na sequência, às 17h, o escritor e artista plástico Alberto Martins, o crítico literário Julian Fuks e o autor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva conversam sobre as fronteiras da criação literária em “A Memória na Ficção, a Literatura real”. O jornalista Vladir Lemos conduz este segmento.

Às 19h, “Poesia Popular Brasileira. Ritmos e Palavras” será o ponto de partida do bate-papo entre a jornalista, tradutora e poeta Stephanie Borges e a poeta, atriz e cantora Natália Barros, com mediação do jornalista e músico Julinho Bittencourt.

Já no sábado, dia 19, às 15h, a programação se inicia com as escritoras Andréa Del Fuego e Natália Timerman – reconhecidas pela escrita atual, poética e contundente – sob o tema “As minhas personagens são minhas?”. Desta vez, a mediação caberá à jornalista e radialista Tatiana Vasconcelos.

Paulo Rezzutti – arquiteto, youtuber, escritor e historiador – e Marília Ariza – doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP) – se encontram a seguir, às 17h, para debater o contexto histórico recente do país, em “A Lupa da História”. A mediação será do jornalista Gustavo Klein.

O penúltimo dia da Tarrafa Literária se encerra às 19h, com a mesa “Parem As Máquinas, o Jornalismo Investigativo”, mediada pelo diretor de jornalismo da TV Cultura Leão Serva, que terá os jornalistas Juliana Dal Piva (autora do recém-lançado “O Negócio do Jair”) e Bruno Paes Manso, apresentador do podcast “A república das milícias” e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

Por fim, no domingo, dia 20, a programação começa às 15h com a mesa “Ideias filosóficas e a pandemia – A busca pelo conhecimento”, reunindo o ex-ministro, professor de filosofia e cientista político Renato Janine Ribeiro e o escritor e pesquisador Alexandre Gossn. A condução será do jornalista Jorge Ricardo Oliveira.

Às 17h, Itamar Vieira Junior (autor do romance Torto Arado, ganhador do Prémio LeYa/2018, do Prêmio Jabuti/2020 e do Prêmio Oceanos/2020) e Rita Carelli (atriz, diretora, ilustradora e autora de Terrapreta, seu primeiro romance) conversam sobre “A Terra arada, a literatura que olha por nós”. O escritor, pesquisador e gestor cultural Rodrigo Savazoni media o encontro.

Para encerrar a 14ª Tarrafa Literária, às 19h, a mesa “Cérebro no Comando” contará com as presenças do médico e cientista Miguel Nicolelis e de seu colega de profissão, o neurocirurgião Edson Amâncio, autores de diversos títulos sobre suas respectivas áreas. A mediadora será a professora e doutora em Psicologia, Gisela Monteiro.

Programação da Tarrafa Literária

Mesa de Abertura – Homenagem a Angeli Mediação: Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina. Convidados: Adão Iturrusgarai e Caco Galhardo

Quarta-feira, 16 de novembro, às 19h30 | Teatro do Sesc Santos

Mesa 1: A escrita que grita. Combate na literatura, HQS e na vida.

Paulo Scott e Triscila Oliveira

Mediação: Simone Batista

Quinta-feira, 17 de novembro, às 17h | Teatro Guarany

Mesa 2: A poesia da crônica, escrever e sentir, atingir o leitor.

Antonio Prata e Fabrício Corsaletti

Mediação: Matthew Shirts

Quinta-feira, 17 de novembro, às 19h | Teatro Guarany

Tarrafinha: Política e Saberes

Kátia Canton

Mediação: Rita Nascimento

Aberto para crianças de todas as idades, também para professores

Sexta-feira, 18 de novembro, às 14h | Teatro Guarany

Mesa 3: A Memória na Ficção, a Literatura real.

Alberto Martins, Julián Fuks e Marcelo Rubens Paiva

Mediação: Vladir Lemos.

Sexta-feira, 18 de novembro, às 17h | Teatro Guarany

Mesa 4: Cultura Popular Brasileira. Os Orixás e o Samba, algumas de nossas raízes.

Stephanie Borges e Natália Barros

Mediação: Julinho Bittencourt

Sexta-feira, 18 de novembro, às 19h | Teatro Guarany

Mesa 5: As minhas personagens são minhas?

Andréa Del Fuego e Natália Timerman

Mediação: Tatiana Vasconcelos

Sábado, 19 de novembro, às 15h | Teatro Guarany

Mesa 6: A Lupa da História.

Marília Ariza e Paulo Rezzutti

Mediação: Gustavo Klein.

Sábado, 19 de novembro, às 17h | Teatro Guarany

Mesa 7: Parem as Máquinas, o jornalismo investigativo.

Juliana Dal Piva e Bruno Paes Manso

Mediação: Leão Serva

Sábado, 19 de novembro, às 19h | Teatro Guarany

Mesa 8: Ideias filosóficas e a pandemia. A busca pelo conhecimento.

Renato Janine Ribeiro e Alexandre Gossn Mediação: Jorge Ricardo Oliveira

Domingo, 20 de novembro, às 15h | Teatro Guarany

Mesa 9: A Terra Arada, a literatura que olha por nós.

Itamar Vieira Júnior e Rita Carelli

Mediação: Rodrigo Savazoni

Domingo, 20 de novembro, às 17h | Teatro Guarany

Mesa 10: Cérebro no comando.

Miguel Nicolelis e Edson Amâncio

Mediação: Gisela Monteiro

Domingo, 20 de novembro, às 19h | Teatro Guarany

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.