23/07/2021

Ator santista Sergio Mamberti está internado em hospital em SP

Por Santa Portal em 23/07/2021 às 17:08

O ator, diretor e autor santista Sergio Mamberti está hospitalizado, em São Paulo, por determinação médica. Com 82 anos de idade, o artista, que recentemente teve sua biografia Senhor do Meu Tempo lançada pelas Edições Sesc SP, acabou contraindo uma pneumonia devido à mudança climática que provocou quedas de temperatura.

Segundo familiares, ele teve uma passagem rápida pela UTI, mas se encontra em plena recuperação e, em breve, estará em casa. Sergio Mamberti agradece a dedicação da equipe clínica que o acompanha, assim como o carinho de todos que estão contribuindo para superar este momento.

Nascido em 1939, em Santos, Mamberti formou-se no curso de artes cênicas da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD). Fez sua estreia no teatro na peça Antígone América escrita por Carlos Henrique Escobar, produzida por Ruth Escobar e dirigida por Antônio Abujamra.

Após a peça em 1963, passou a integrar o grupo de teatro Decisão, juntamente com nomes como Abumjara, Glauce Rocha e Plínio Marcos. Pelo grupo participou da peça O Balcão de Jean Genet, o que lhe garantiu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria ‘melhor ator coadjuvante’.

Na década de 1970, juntamente com seu irmão Cláudio Mamberti participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia brasileira como Beatriz Segall, Regina Duarte e Paulo José.

Em 1998, viveu um de seus personagens mais marcantes Eugênio, mordomo homossexual de Celina (Nathália Timberg), na novela Vale Tudo, de Gilberto Braga.

Na década de 1990, viveu outro personagem memorável, o Dr. Victor, no programa infanto-juvenil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

No primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Mamberti participou da parte cultural do governo, ocupando cargos e participando de conselhos.

Em 2016, fez sua estreia nos serviços de streaming na série 3%, produzida pela Netflix. Um de seus últimos trabalhos de destaque foi na peça O ovo de ouro, em 2019, que conta história de judeus que eram obrigados a matar outros judeus na Alemanha Nazista.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.