24/07/2023

Pesquisa revela as tendências dos gamers brasileiros

Por Santa Portal em 24/07/2023 às 15:40

Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação

Jogar videogame é uma coisa de família. Ao menos assim mostrou os resultados da pesquisa mais recente da plataforma YouGov, encomendada pela plataforma Xbox. 

O levantamento feito a pedido do Xbox reuniu dados de seis mercados diferentes, entre eles o Brasil. Nos Estados Unidos, 1.404 jogadores foram ouvidos. No Reino Unido, que hoje impede a aquisição da ABK-Microsoft, 1.336 jogadores contaram seus hábitos. Na Austrália, Alemanha e México, 1.254, 1.254 e 1.267 gamers participaram da pesquisa. Aqui no Brasil, 1.256 brasileiros revelaram as suas tendências na plataforma Xbox.

A faixa etária foi um fator importante em relação aos resultados da pesquisa. Com a proposta de entender os hábitos entre gerações e também a tradição e novas tendências, os ouvidos à ocasião tinham entre 13 a 79 anos, a fim de mostrar resultados plurais ao levantamento.

De acordo com a plataforma Xbox BR, que publicou alguns resultados da pesquisa no blog Xbox Wire, o estudo se voltou para as percepções sobre videogame em relação a outras tradições e hábitos de consumo, pensando na época de festas de fim de ano. Os resultados mais importantes da pesquisa estão destacados abaixo!

Tendências dos gamers brasileiros no Xbox

As tendências dos gamers brasileiros e fãs do Xbox foram a pauta da nova pesquisa global da YouGov, a pedido da própria plataforma de jogos da Microsoft. Visando entender os hábitos nos últimos meses do ano, os dados revelam que os jogadores estão dispostos a jogar mais, principalmente ao lado da família. Entre os dados, vale a pena destacar que o mais recente e melhor em termos de slots online fica de fora por aqui, isso porque apenas os games e hábitos de consumo do Xbox são considerados!

A exemplo disso, a pesquisa revela que 56% dos entrevistados concordam que levar o hábito de jogar videogame de uma geração mais velha para a mais nova é uma ótima tradição. Nos últimos meses do ano, 38% dos gamers ouvidos para o levantamento colocaram jogar videogame no top 5 de atividades a fazer com a família.

E o hábito de jogar não deve parar em uma única geração. Ainda segundo a pesquisa, 40% dos gamers ouvidos planejam jogar com os filhos. Quando se trata de outros parentes, os números também reforçam que jogar videogame é algo que pode ser feito junto à família.

21% dos ouvidos jogam com os pais, 5% compartilham momentos de diversão ao lado dos avós. 10% também comentaram que vão jogar com outros parentes próximos.

Gamers brasileiros usam games como válvula de escape

Além de ser encarado como tradição, os jogos são vistos passatempos perfeitos para se desestressar. Prático, variado e acessível pelo celular ou videogame, os games se destacam em comparação com outras alternativas para esquecer os afazeres diários.

A pesquisa da YouGov para o Xbox mostra que, entre os ouvidos que jogam, 54% usam os gamers com o propósito de aliviar o estresse. Entre outras formas de se acalmar e relaxar foram mencionadas redes sociais (46%), ler um livro (45%), se exercitar (42%) e atividades de autocuidado (33%).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.