Jovem talento de SV, Nay Peixoto é 1ª mulher trans a ser atriz revelação no Fescete
Por Santa Portal em 08/07/2022 às 10:25
“Esse prêmio é o mérito do trabalho, da exaustão, e um reconhecimento que não tenho dimensão do quanto isso será importante para minha carreira”, emociona-se a atriz vicentina Nayara de Souza Peixoto, grata aos artistas da produção envolvidos na obra. Aos 29 anos, Nay Peixoto foi laureada neste último dia 1º no Teatro Braz Cubas, é a primeira mulher trans a ganhar um prêmio na categoria de atriz revelação no Fescete – Festival de Cenas Teatrais, realizado pela Tescom – Escola de Teatro em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos.
A artista participou da mostra adulta da 26ª edição do festival pioneiro do gênero no País com a cena ‘Através dos Trechos’, da Equipe Plataforma. A produção é parte de um espetáculo previsto a estrear em outubro. “Nossa cena foi para poder sentir a relação do público com a obra”, destaca. “Queríamos perceber qual impacto essa obra pode alcançar”. O processo criativo começou há três meses, e os ensaios iniciados às tardes de sábado na sede do coletivo foram se intensificando – ao todo, 12 membros passaram a ensaiar quatro, cinco, seis dias por semana.
Até que na semana que antecedeu a apresentação, houve uma preparação diária. “É fruto de uma pesquisa individual e coletiva”, partilha Nay que aponta o Fescete como o primeiro festival em que atuou nos palcos. Ela se recorda da sua primeira experiência como espectadora: ainda criança, fascinou-se pela Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, nas areias da Praia do Gonzaguinha.
Aos 9 anos, participou de um musical escolar, pelas mãos da professora Maria Renovato. Logo passou a frequentar as oficinas culturais da Prefeitura de São Vicente, até aos 13 anos. Em 2018, Nay Peixoto retornou às arenas da Encenação, e aos poucos, reencontrou-se nas artes cênicas: há nove meses foi convidada pelo diretor teatral Jair Moreira a participar do coletivo.
“Começou com um curso ministrado por ele, e conversávamos dessa ideia de ter um lugar de afetividade e acolhimento aos artistas, daí a proposta de montar um espaço cultural na Cidade, o Dispositivo Artístico Plataforma”. Ali agora se prepara para o seu monólogo ‘Dentro de Mim Moram Várias’, com direção de Moreira. Em sua trajetória artística, Nay também atua como modelo e maquiadora.