21/09/2015

Instituto Querô leva a melhor no 13º Curta Santos

Por #Santaportal em 21/09/2015 às 13:03

SANTOS – O Instituto Querô levou a melhor no Festival Curta Santos e faturou oito prêmios. O destaque ficou por conta do curta-metragem Tempo é Morfina que venceu em quatro categorias: Melhor Ficção, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz.

O filme foi todo produzido por jovens de baixa renda da Baixada Santista, estudantes de cinema das Oficinas Querô, com patrocínio da ThyssenKrupp. Na direção, jovens de apenas 17 anos, Kamilli Semenov e Daniel Queija se entregaram à história densa de Jobson (Vinícius Ferreira) e Eliane (Priscilla Maia), escrita pelo diretor e roteirista Rafael Aidar.

Ao todo, 22 curtas-metragens participaram da 13ª edição do Curta Santos e a premiação aconteceu na noite de sábado (19), no Galpão Tremendão. Além dos troféus, os vencedores poderão frequentar cursos e locar equipamentos de audiovisual oferecidos pelos apoiadores do Festival: CiaRio, Melies, DOT Cine, Cinecolor Digital, CTAv, Fábrica Brasileira de Imagens, Electrica e Inspiratorium.

Nau Insensata
Dos dez prêmios que o Querô concorria no Festival, levaram oito deles para casa. Quatro para os jovens do Querô e outros quatro foram entregues à produtora Querô Filmes, que junto com o diretor Cristiano Sidoti, produziram o filme eleito Melhor Documentário no festival: Nau Insensata.

Em uma história forte, de fotografia marcante e sons que remetiam à tensão da época, segundo o júri, “o documentário foi agraciado pela expressiva construção formal ao resgatar um fato histórico pouco conhecido e contribuir para manter viva a memória difícil do período da ditadura”.

Na tela do cinema, ex-presos políticos narravam ao público do Festival o que passaram no navio Raul Soares, que serviu de presídio político no início da Ditadura Militar no Porto de Santos.

Além de Melhor Documentário, o filme também levou Melhor Som (Fernando Russo, Kira Pereira e Raphael Lupo), Melhor Fotografia (Roberto Vezzoni de Muniz) e Melhor Roteiro (Cristiano Sidoti). “Até agora já foram cinco prêmios para o Nau Insensata, além de selecionado para um festival na França. Mais do que todo esse reconhecimento, é motivador saber que estamos ajudando a manter viva uma história de tamanha importância para a cidade de Santos”, finaliza o sócio-diretor da Querô Filmes, Jefferson Paulino.

Confira todos os premiados:

Categoria Olhar Caiçara
– Tempo é Morfina (Oficinas Querô – Santos/SP): Melhor Ficção, Direção (Kamilli Semenov e Daniel Queija), Atriz (Priscilla Maia) e Ator (Vinícius Ferreira)
– Nau Insensata (Querô Filmes – Santos/SP): Melhor Documentário, Roteiro (Cristiano Sidoti), Fotografia (Roberto Vezzoni de Muniz) e Som (Fernando Russo, Kira Pereira e Raphael Lupo)
– Vá como se seu namorado não fosse gostar (Santos/SP): Melhor montagem (Iasmin Alvarez)
– Água Corrente (Santos/SP): Melhor Filme Voto Popular (Dir. Wlado Herzog e Felipe Pirillo)

Categoria Olhar Brasilis
– Tarântula (Curitiba / PR): Melhor Ficção, Roteiro (Aly Muritiba e Marja) e Som (Alexandre Rogoski)
– Sal, duna e lamparina (Fortaleza/CE): Melhor Documentário e Montagem (Germano de Sousa)
– Sêo Inácio ou o Cinema no Imaginário (Natal/RN): Melhor Direção (Hélio Ronyvon)
– O quebra cabeça de Tárik (Belo Horizonte/MG): Melhor Fotografia (Alexandre Baxter)
– O Clube (Rio de Janeiro/RJ):Melhor Ator (Conjunto de elenco masculino do filme)
– Ensaio (Rio de Janeiro/RJ):Melhor atriz (Xuxa Lopes)
– Do Meu Lado (Rio de Janeiro/RJ):Melhor Filme Voto Popular

Categoria Videoclipe Caiçara
– Levanta e Anda | Artista: Emicida part. Rael da Rima: Melhor Videoclipe Voto Popular (Dir. Bruno Santoni e Victor Borges | Santos/SP)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.