Uma exposição de brinquedos interativos ocorre em Santos, a partir desta segunda-feira (23), em celebração à Semana do Brincar. A atividade estará disponível na sede da Secretaria Municipal de Educação - Seduc (Praça dos Andradas, 25-34) e em vários andares do Paço Municipal (Praça Mauá s/nº), ambos no Centro Histórico de Santos.





Avião, barco e cubos coloridos, todos feitos em madeira, são alguns dos brinquedos que estarão expostos. As mostras interativas permanecem até o dia 28, e incluem os conhecidos carrinhos de rolimã e pernas-de-pau, além de criações mais lúdicas como uma base quadrada com tules coloridos pendurados e um cubo adornado com fitas, materiais recicláveis e pelúcias, com os quais as crianças podem liberar a imaginação na hora de brincar.





Também serão expostos brinquedos feitos em tecido como bonecas, dominó, marionete, jogo da memória e jogo da velha. Todos estarão à disposição das crianças. O objetivo da ação é chamar a atenção dos santistas para a necessidade de haver espaços livres para as crianças brincarem, já que o ato estimula o conhecimento do próprio corpo, promove o desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, a criatividade e a imaginação.





“O brincar é a linguagem da infância. Mas é importante lembrar que é permitido e de grande importância que o adultos brinque, seja sozinho, com outros adultos ou com crianças”, afirmou Fabiana Riveiro, chefe do departamento pedagógico da Sedu.





As peças em madeira são criação da oficina de marcenaria da Seduc, chamada "Oficina do Seu Aroldo", com parceria voluntária do artista plástico Caio Henrique de Castro Souza, o CH013, que ficou responsável por colorir os cubos e adicionar, além das formas das muretas de Santos, desenhos que estampam brincadeiras comuns entre a criançada como pipa, pião e amarelinha. Os brinquedos em tecido também foram produzidos por voluntárias.






Semana do Brincar





A ação deste ano é a primeira realizada presencialmente após a pandemia do coronavírus, e tem como tema "Confiar na força do brincar", proposto pela "Aliança pela Infância", uma rede mundial que busca sensibilizar a sociedade para o encantamento desta fase das crianças. Entre os dias 22 e 28 deste mês, quando é comemorado o Dia Mundial do Brincar, serão realizadas diversas atividades alusivas ao tema em diferentes pontos da cidade.