Dia do Escritor: conheça dez autores literários da Baixada Santista
Por Santa Portal em 25/07/2023 às 16:00
Com autores influentes nas mais diversas áreas da literatura, a Baixada Santista não poderia ficar de fora das comemorações do Dia do Escritor (25 de julho). Pensando nisso, o Santa Portal separou uma lista com dez escritores da região que você precisa conhecer; Confira!
Ademir Demarchi
Considerado um poeta-crítico, Ademir Demarchi propõe uma reflexão da vida social, cultural e política do país. Dentre as mais de 20 obras do autor paranaense, radicado em Santos, estão Os Mortos na Sala de Jantar (2007), Pirão de Sereia (2012) e Cemitério da Filosofia (2020).
Vanessa Ratton
Assinando como Tatá Bloom, a psicopedagoga iniciou sua carreira escrevendo livros de temática infantil e juvenil. Entretanto, em 2020, com o livro Encontros à Hora Morta, a jornalista transitou para o público jovem e passou a assinar como Vanessa Ratton, seu nome original.
Marcelo Ariel
Nascido em Santos e morador de Cubatão durante 40 anos, o poeta e ensaísta carrega suas vivências na cidade industrial para seus poemas, como nas obras Tratado dos Anjos Afogados (2008) e Me Enterrem com a Minha AR15 (2015).
Lúcia Teixeira
Lúcia Teixeira, autora de onze livros, escreveu obras de Psicologia, Educação, infanto-juvenis, da trilogia Pagu, além de ter desenvolvido projetos e programas voltados para a inclusão, diversidade e oportunidades para todos.
Considerada pelo Congresso Nacional uma das cinco mulheres com “atuação nacionalmente relevante”, a presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) também possui indicações para o Prêmio Jabuti, mais tradicional premiação literária brasileira.
Alessandro Atanes
Jornalista e mestre em História Social, Alessandro Atanes é autor do livro Esquinas do Mundo: Ensaios Sobre História e Literatura a Partir do Porto de Santos (2013), que em poesias, contos e romances cria conhecimento histórico sobre a cidade e outros portos.
Helena Gomes
Escritora de livros infanto-juvenis e para jovens leitores, Helena Gomes possui obras adotadas por escolas e selecionadas por programas de governo, como PNBE e Apoio ao Saber. Seus títulos também receberam indicações e premiações literárias. As Aventuras de Sargento Verde (2016), por exemplo, foi finalista do Prêmio Jabuti 2017 e recebeu Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Flávio Viegas Amoreira
Famoso pela inovação de conteúdo, Flávio Viegas Amoreira é um dos grandes nomes da Nova Literatura Brasileira. O poeta e crítico literário é autor de Maralto (2002), A Biblioteca Submergida (2003), Contogramas (2004) e Escorbuto, Cantos da Costa (2005).
Maria Valéria Rezende
Maria Valéria Rezende iniciou sua vida profissional na década de 1960. Entretanto, a freira estreou na literatura apenas em 2001, com o livro Vasto Mundo. Entre as diversas premiações recebidas, estão os quatro prêmios Jabuti com No Risco do Caracol (2013), Ouro Dentro da Cabeça (2013) e Quarenta Dias (2015), que venceu nas categorias Romance e Livro do Ano de Ficção.
Manoel Herzog
Outro santista criado em Cubatão, Manoel Herzog estreou na literatura em 1987 e, desde então, possui grandes obras como Os Bichos (2012), Companhia Brasileira de Alquimia (2013), O Evangelista (2015). Além disso, o escritor ganhou o terceiro lugar no Prêmio Jabuti com a comédia de Alissia Bloom (2014). A obra mais recente é A Língua Submersa.
Clície Maria Covizzi Alvarez
Hoje com 81 anos, Clície Maria Covizzi Alvarez está aposentada das salas de aula, onde lecionou por décadas, mas mantem a criatividade sempre ativa com a nova carreira, a de escritora.
Natural de Santos, foi em sua cidade natal que construiu a carreira como professora. História geral, história do Brasil, matemática e até psicologia estão entre as disciplinas ensinadas por ela em colégios e outras instituições.
Agora, residindo na cidade de São Bernardo do Campo, dedica-se a escrita de romances de época como Sonho e Realidade, obra que se passa em países como Inglaterra, Índia e principalmente na Escócia.