Biólogo santista lança livro Peixes-de-Bico do Atlântico no Aquário de Santos

Por Rodrigo Cirilo em 04/08/2023 às 06:15

Divulgação e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Divulgação e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O biólogo santista Alberto Amorim, ao lado da jornalista Christina Amorim, lançará a segunda edição do livro Peixes-de-Bico do Atlântico neste sábado (5), às 16h, no auditório do Aquário de Santos. Com entrada livre, o evento terá uma breve apresentação seguida da seção de autógrafos.

Recheado de informações inéditas, os dados presentes no livro são fruto de pesquisas realizadas em torneios de pesca de iates clubes da costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até Santa Catarina.

“A mensagem é conhecer para conservar esse peixe de grande porte. Eles estão no ápice da cadeia alimentar, portanto estão em número muito menor e são vulneráveis a pesca”, explica o biólogo em entrevista ao Santa Portal.

Para adquirir mais conhecimento sobre a espécie, Dr. Amorim, representando o Instituto de Pesca, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, realizou longas viagens em barcos comerciais brasileiros. Além disso, o santista orientou alunos de mestrado e doutorado no estudo de reprodução, coleta e identificação de larvas dos Peixes-de-Bico do Atlântico.

“Fazemos a colocação de marcas eletrônicas que, após um tempo determinado, desprendem e sobem a superfície para enviar informações ao satélite. Com o sistema Argos obtemos informações da rota migratória, temperatura da água, registros da profundidade e distância percorrida”.

No livro, as pesquisas são complementadas com as novas informações da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), que surgiram no hiato de 12 anos entre as duas edições.

“Como eles fazem longas migrações e são pescados por diversos países em diferentes áreas, somente a ICCAT pode receber informações científicas para legislar com regras de proteção em todo Atlântico”.

Outros autores

Parceiros de longa data, o biólogo Eduardo Pimenta e a jornalista Christina Amorim colaboraram com o santista na criação deste livro. “Tivemos diversas reuniões para delinear a apresentação da pesquisa de forma que o público pudesse se interessar pelo assunto”, revela Amorim.

Pimenta é professor da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio/RJ, e facilitou o diálogo com os pescadores esportivos do Iate Clube do Rio de Janeiro. Além disso, seus alunos contribuíram com a pesquisa.

Enquanto Christina se dedicou a escrever artigos de divulgação baseados nos trabalhos científicos, com o intuito de levar esse conhecimento a um público maior. A jornalista também colaborou na ilustração do livro.

O livro custa R$ 100,00, sem frete incluso. Ele pode ser adquirido no e-mail do biólogo Alberto Amorim: prof.albertoamorim@gmail.com.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.