“A Arte da Natureza” abre calendário da segunda edição do Arte na Pinacoteca

Por Santa Portal em 15/03/2024 às 21:00

Divulgação
Divulgação

A exposição gratuita A Arte da Natureza abriu o calendário da 2ª edição do projeto Arte na Pinacoteca, nesta sexta-feira (15), com obras de seis renomados artistas visuais contemporâneos: José Roberto Aguilar, Jaider Esbell, Mário Ishikawa, Hélio Melo, Gilberto Salvador e Claudio Tozzi, que exploram a relação intrínseca entre o homem e a natureza e levantam questões vitais sobre a sustentabilidade planetária.

Inspirados pela poesia de Manoel de Barros, O mundo não foi feito em alfabeto. Senão que primeiro em água e luz. Depois árvore, os curadores Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho selecionaram artistas que, com suas visões únicas e poéticas, contribuem para uma experiência estética enriquecedora, promovendo uma reflexão sobre a vida terrestre e nossa conexão, amorosa ou não, com a natureza.

A exposição destaca como a visão de humanidade como parte integrante e ativa da natureza foi preservada pelos povos tradicionais, contrapondo-se à dicotomia natureza/cultura estabelecida pelas culturas modernas. Em tempos de crise ecológica, a mostra ressoa com a ideia do filósofo Bruno Latour de que não há mais “rotas de fuga, a não ser aquela que nos conduz de volta à Terra.”

“A Arte da Natureza” é organizada em três subgrupos, refletindo as diversas abordagens dos artistas em relação ao tema. Gilberto Salvador e Claudio Tozzi apresentam obras que refletem o equilíbrio entre cultura e natureza; Mário Ishikawa e José Roberto Aguilar baseiam-se em artes e culturas tradicionais do Oriente; enquanto Hélio Melo e Jaider Esbell, através de suas raízes socioculturais e técnicas indígenas, oferecem uma ponte para o diálogo multicultural.

Esta exposição não só apoia a rota “plus intra” sugerida por Latour, mas também ecoa a sabedoria compartilhada por Aguilar: “Quando a floresta entra dentro de você… Ela vicejou dentro de mim.”

“Estamos imensamente entusiasmados com a abertura da exposição A Arte da Natureza, uma iniciativa que reflete nosso compromisso em promover a interação entre a arte, a cultura e a conscientização ambiental. Cada um dos artistas participantes traz uma perspectiva única sobre a relação intrínseca entre o homem e a natureza, abordando temas de vital importância como a sustentabilidade planetária. Esta exposição não é apenas um testemunho da genialidade criativa; é um convite para refletirmos sobre nosso papel no mundo natural. Esperamos que A Arte da Natureza inspire nossos visitantes a contemplar mais profundamente as conexões entre suas vidas e o meio ambiente, alimentando uma apreciação mais profunda pela beleza e pela fragilidade de nosso planeta”, destaca Roberto Santini, presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

Conheça um pouquinho de cada um dos artistas

José Roberto Aguilar: José Roberto Aguilar é um pioneiro da arte contemporânea brasileira, conhecido por sua abordagem multidisciplinar que abrange pintura, escultura, vídeo e performance. Suas obras frequentemente exploram a relação entre o homem e a natureza, destacando-se por seu caráter expressivo e a incorporação de elementos da cultura popular brasileira.

Jaider Esbell: Artista macuxi do estado de Roraima, Jaider Esbell destacou-se no cenário artístico brasileiro por suas obras que unem mitologia indígena e questões ambientais. Suas pinturas e instalações são reconhecidas pela crítica social e pela valorização das tradições e saberes indígenas, fazendo dele um importante representante da arte indígena contemporânea.

Mário Ishikawa: Mário Ishikawa é um artista visual cuja obra é profundamente influenciada pelas técnicas e filosofias do Oriente, especialmente o sumi-ê japonês. Suas criações, que incluem desenhos com fumaça e pinturas, refletem uma profunda contemplação sobre a interconexão entre o ser humano e o meio ambiente, articulada através de uma estética minimalista.

Hélio Melo: Originário dos seringais da Amazônia, Hélio Melo era um artista autodidata cujas obras capturam a essência da vida e da biodiversidade amazônica. Suas pinturas são conhecidas por retratar a fauna, a flora e o cotidiano dos povos da floresta, servindo como uma ponte entre o mundo natural e o espectador, através de um estilo vibrante e detalhista. Faleceu em Goiânia, no ano de 2001.

Gilberto Salvador: Artista plástico brasileiro, Gilberto Salvador é reconhecido por sua arte engajada, especialmente em temas ambientais e sociais. Suas obras abrangem pintura, escultura e instalações, muitas vezes caracterizadas por cores vibrantes e formas abstratas que provocam reflexão sobre a relação humana com o meio ambiente.

Claudio Tozzi:  É um artista visual cuja obra se destaca pela utilização de imagens icônicas da cultura e política brasileiras, transformadas em poderosas declarações visuais. Tozzi explora a natureza através de um prisma colorido e geométrico, criando obras que questionam a relação entre o desenvolvimento humano e a preservação ambiental.

Sobre o Arte na Pinacoteca – A exposição integra a agenda de exposições do “Arte na Pinacoteca”, que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas.

Pinacoteca Benedicto Calixto apresenta a exposição:  A Arte da Natureza

Data: 15 de março até 14 de abril de 2024

Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP

Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h

Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364 Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.