Estimular o hábito da leitura em crianças e adultos, visando à valorização da Língua Pátria, como eixo principal do sentimento de nacionalidade, é o objetivo do evento 26º Pensando Entre Palavras e Amigos, Brasil Criança Fala a Nossa a Língua, do idealizador Augusto Sarvam. A 26° edição acontece no próximo dia 15, em Praia Grande, no Foyer do Palácio das Artes, das 16h às 18h. Nesta edição será proposta a contação de história do livro Dum o Pequeno aprendiz em busca da magia.





O 26º Pensando Entre Palavras e Amigos será um evento fechado para 50 convidados devido as restrições de público em decorrência da covid-19.





O evento traz também a Campanha: “Padrinho Mágico da Leitura”, interessados em doar um livro para uma criança da rede pública de ensino ou da APAE, podem adquirir um voucher com direito a 1 livro, que irá retirar no dia do evento e entregar a criança apadrinhada.





Interessados entrar em contato diretamente com o autor Augusto Sarvam (13) 99722-2343, valor do livro voucher R$ 50,00.





O evento será retransmitido gratuitamente a todos os públicos em Live pelo facebook do idealizador. A abertura ficará por conta de Augusto Sarvam que mediará o evento, e entre os convidados estão o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, o secretário adjunto de Cultura, Alan Queiroz, a secretaria de Educação, Maria Aparecida Cubilia; a subsecretária de Educação, Marilena Ferreira; a supervisora de ensino na rede municipal, Maria Martins; a escritora e poetiza, Maria Luiza P. Diniz; o ator comediante, Roberto Marquis e a jornalista e CEO da editora Vapalu, Vanessa Rajomes.





Dentro do evento haverá várias atrações, a primeira delas é a Encenação da Esquete teatral do livro Dum o pequeno aprendiz em busca da magia com o elenco da pré-estreia: Alex Cruz (Dulin), Sara Gomes (Dum) e Patrícia Arrallos (Espelho) com direção do autor e dramaturgo, Augusto Sarvam. A segunda é uma homenagem ao Dia dos Professores com um ballet rítmico da bailarina Maria Eduarda Castro, ao piano da atriz e cantora, Marilia Siciliani.





O terceiro ato será o fechamento Dança do DUM, onde todos serão convidados a dançarem ao ritmo brasileiro, forró. Haverá também o lançamento oficial na Cidade do livro do Dum, com uma tarde de autógrafos com o autor, que reside em Praia Grande há 17 anos.





O Projeto Pensando entre palavras e amigos visa proporcionar a interação entre profissionais da educação e das artes para discutir sobre as diversas





linguagens artísticas abordando a mudança da língua portuguesa escrita e falada. O projeto quer atingir crianças entre 5 e 12 anos, com a participação de professores, coordenadores e diretores.





Segundo Sarvam este projeto tem o objetivo de abraçar o máximo de pessoas possíveis. “Temos este evento em Praia Grande, e teremos também em outras cidades da região. Pretendemos alcançar o Estado e até mesmo o Brasil. Viemos fazendo um trabalho muito intenso durante todo esse tempo e queremos levar isso para as pessoas de uma forma leve e ao mesmo tempo intenso e inédito. Queremos abraçar o máximo de crianças, educadores e pessoas possíveis”.





Sobre o livro do DUM, o escritor explica que a ideia é transformar o personagem em um ineditismo. “Buscamos fazer uma associação com a Mata Atlântica e a Amazônia, com a fruta de Cambuci, a questão da valorização do meio ambiente, artes e tudo isso foi acrescentado e pensado para agregar ainda mais o livro e trazer conhecimento, conexão e intensidade para as pessoas”.





Esse projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do coronavírus.





O Palácio das Artes fica na avenida Presidente Costa e Silva, n° 1600, Boqueirão, em Praia Grande.





Como comprar o livro





O Livro será vendido após 15 de outubro no site oficial, e em breve em todas as livrarias físicas. Ou contate a Editora Vapalu (13) 99182-1149