Candidatos à presidência da OAB definem regras para debate na Unisanta

Por Bárbara Silva em 29/10/2021 às 16:57

Os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santos discutiram as regras para o debate em uma reunião na Universidade Santa Cecília (Unisanta), na manhã desta sexta-feira (29). O debate será realizado em 23 de novembro, às 21h, na Santa Cecília TV.

Ao todo, são três chapas, encabeçadas por ex-alunos da Unisanta: Enio Pestana (Renova OAB), Marcelo Cruz (União com Experiência) e Raphael Meirelles (Inove OAB). A eleição será realizada entre a classe do Direito santista no dia 25 de novembro. O próximo presidente irá ocupar o cargo durante o biênio de 2022 a 2024.

Com transmissão ao vivo pela Santa Cecília TV, os candidatos terão a oportunidade de divulgar suas propostas para a classe e fazer questionamentos uns aos outros. O pró-reitor da Unisanta, Marcelo Teixeira, aponta que o Sistema Santa Cecília não participa diretamente do processo eleitoral, mas abre espaço aos candidatos para que o público geral conheça o perfil de cada um.

“Nós, que já temos um programa da OAB na grade, novamente inovaremos através de novas regras. Ele será mais dinâmico, fazendo com que os próprios candidatos tenham uma participação maior, se sintam mais à vontade, mais livres, mas com responsabilidade. Seguindo o que entendemos que sejam regras básicas para cada bloco, mas com absoluta convicção para que nós mantenhamos a imparcialidade, seriedade, a ética e o respeito que a Santa Cecília tem por cada um dos candidatos”.

Esta é a terceira edição do debate realizada pela emissora, que também tem tradição em debates eleitorais e foi a primeira a realizar o debate do Santos Futebol Clube.

Para a diretora de Jornalismo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Natalie Nanini, a exibição do debate na TV aproxima a Justiça do cidadão.

“A gente sabe que os advogados são o elo entre o cidadão que precisa de Justiça e a Justiça propriamente dita. Então, essa é uma oportunidade pra quem vai concorrer à presidência da OAB apresentar suas propostas, estreitando esse caminho entre a sociedade e a justiça efetiva”.

Dinâmica do debate

O debate terá cerca de duas horas de duração, divididas em cinco blocos. Todos os sorteios, da ordem de candidatos à sequência de perguntas, serão realizados uma hora antes do início do programa. No primeiro bloco, cada candidato tem, no máximo, dois minutos para a respectiva candidatura, fazer os cumprimentos e apresentar sua candidatura.

A partir da segunda parte do primeiro bloco, começam as perguntas entre os candidatos. Já o terceiro será destinado à participação dos candidatos à vice-presidência, em uma dinâmica parecida com a dos presidentes: pergunta do candidato A, com resposta do candidato B, comentário de um candidato C, e o fechamento do primeiro. Os candidatos à presidência voltam no bloco seguinte.

“Um debate com três candidatos permite, por parte da emissora, uma exploração melhor do tempo, uma concessão maior para que os candidatos falem. Cada candidatura em média vai ter entre 32 e 35 minutos para expor seu ponto de vista”, explica o consultor jurídico do debate, Marcelo Henrique Gazolli Veronez.

Conheça as propostas

Marcelo Cruz – Chapa “União com Experiência”

De acordo com Marcelo Cruz, que também é professor universitário, a proposta da chapa é aproximar o jovem do mercado de trabalho e resgatar o protagonismo da OAB.

“A Ordem de Santos é uma das mais importantes sub-seções do Brasil, e ela precisa realmente resgatar, através de representatividade, esse protagonismo. Trazer efetivamente o jovem para o mercado de trabalho, para ele ser inserido em grandes e experientes escritórios. Essa troca de experiência é de suma importância para a qualificação da OAB”, explica.

Raphael Meirelles – Chapa “Inove OAB”

A proposta de Raphael Meirelles é de uma advocacia para todos. “As nossas propostas são sempre inovação, de estar ligado à sustentabilidade. O projeto envolve todas as pessoas na advocacia, tanto mulheres quanto pessoas negras, com a diversidade. É um projeto para a advocacia como um todo, não há um caso em específico, mas sim para todo mundo”.

Enio Pestana – Chapa “Renova OAB”

Caso eleito, Enio Pestana propõe instalar um sistema de compliance (um sistema de alinhamento às regras da empresa), anti-corrupção e anti-suborno na subseção de Santos. Além disso, Pestana planeja abrir as portas da OAB para todos os advogados.

“Pretendemos abrir as portas da subseção não só para aqueles advogados que já são contemplados, mas sobretudo aos mais humildes que ainda não tiveram oportunidade. Além disso, temos uma atenção especial para a comunidade negra. Nossa chapa tem um representante de verdade, um presidente de uma Comissão da Igualdade Racial. Estamos também à disposição das universidades para ajudar estudantes que têm dificuldade em adentrar os mercados de trabalho, temos projetos para inserção desses estudantes”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.