Ventos ultrapassam 110 km/h e provocam estragos na Baixada Santista; VÍDEO
Por Santa Portal em 28/07/2025 às 10:00
A forte ventania que atingiu a Baixada Santista na madrugada desta segunda-feira (28) registrou ventos de 111 km/h, de acordo com a Defesa Civil de Santos. Além da queda de árvores e galhos, a região também registrou a queda da estrutura de um posto de gasolina e paralisação da travessia de balsas.
De acordo com a MetSul, a ventania foi causada a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha e a passagem de uma frente fria. Por causa da passagem desta frente fria, no sábado (26), a Marinha já havia emitido um alerta de ventania para esta segunda entre as cidades de Florianópolis (SC) e São João da Barra (RJ).
Segundo a Prefeitura de Santos, uma rajada de vento de 111,55 km/h foi registrada às 2h36 na estação meteorológica da Praticagem, na Ponta da Praia. Houve o registro de queda de galho na rede elétrica da Rua Cristiano Solano, no bairro Bom Retiro.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) informou que a travessia Guarujá/Santos foi suspensa às 2h46, com rajadas de vento de até 35,25 nós, e retomou a operação às 3h51. Já travessia Vicente de Carvalho/Santos foi paralisada às 3h04 e voltou a funcionar às 4h.
Ventos ultrapassam 110 km/h e provocam estragos na Baixada Santista
— #Santaportal (@Santaportal1) July 28, 2025
Reprodução/Redes sociais pic.twitter.com/ON0UlAaw70
Em Mongaguá, a Defesa Civil registrou a queda de uma árvore sobre via pública e danos estruturais em barracas localizadas na Avenida Marina com Avenida Embaixador Pedro de Toledo, no Centro. Também foi registrado o tombamento de um poste de energia na Avenida Dudu Samba, além de danos na rede elétrica secundária na região central da cidade.
A estrutura do teto de um posto de gasolina no bairro Sítio do Campo, em Praia Grande, desabou com a força dos ventos (foto principal). O Corpo de Bombeiros informou que não atendeu a ocorrência. Em nota, a Prefeitura afirmou que equipes estão espalhadas em diversos pontos da cidade realizando atendimentos de zeladoria urbana, limpezas e remoções de galhos e árvores.
Em Peruíbe, houve apenas quedas de galhos secos. Os ventos e chuva não causaram danos ou ocorrências, segundo a Prefeitura.
São Vicente registrou queda de árvores nas avenidas Wilson Thomaz, Angelina Pretti e Dom Pedro I, além da Padre André de Soveral, na altura da Creche Prof Ondina Marque de Mello (Vila Ema). Além disso, uma estrutura metálica de uma casa de eventos foi lançada pelos ventos e acabou caindo sobre a rede de energia elétrica, na Rua Celso Santos, 715 (Gleba 2).
Em Cubatão, houve queda de árvore na Rua México, no Jardim Casqueiro. A Prefeitura também informou que a lona vinílica do galpão montado no Píer do Casqueiro, para a Quermesse, soltou da fixação da fita Hellermann. O vigilante do local foi orientado a não permitir que as pessoas se aproximem da estrutura.
O Santa Portal entrou em contato com as demais prefeituras da região, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.