Três instituições se candidatam para administração do hospital de Cubatão

Por #Santaportal em 21/06/2017 às 12:50

CUBATÃO – O Hospital Municipal de Cubatão já possui três instituições que se habilitaram a participar da licitação pública para assumir a administração do hospital. As empresas são o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Fundação São Francisco Xavier e Sociedade Beneficente Caminho de Damasco.

O local está fechado há um ano e tem previsão para reabrir em setembro deste ano, segundo o cronograma estipulado pela Prefeitura. A informação foi divulgada pelo prefeito da cidade Ademário de Oliveira durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (20).

Para efetivar a reabertura do local será necessário um investimento inicial, de responsabilidade da entidade que assumir a administração, que custa R$ 6 milhões. A verba será direcionada para readequação sanitária, infraestrutura, mobiliário, equipamentos e toda a tecnologia de informação.

Os critérios para escolher a nova gestora do Hospital será por meio do mecanismo das Parcerias Público Privadas (PPP). A diferença é de que a parceria com a Prefeitura exige que a organização contratada não tenha finalidades lucrativas. Além disso, conte com habilitação técnica para administração hospitalar.

Assim, seguindo esses critérios, de acordo com o prefeito, isso permitirá que o local consiga prestar serviços ao SUS e ter capacidade de realizar toda e qualquer atividade implantada no hospital, por exemplo, explorar o aspecto econômico do estacionamento, da cantina/restaurante, publicidade, atendimento a convênios e particulares. A intenção é que o hospital público seja alvo de filantropia de modo semelhante ao funcionamento das Santas Casas.

De acordo com o cronograma, neste mês de junho a previsão é de que um edital de concorrência seja divulgado para a escolha da possível entidade administradora. Em julho o resultado será anunciado. E no mês seguinte, em agosto, será assinado e publicado o contrato, dando permissão a entidade vencedora a reiniciar as atividades do hospital já no mês seguinte, em setembro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.