Santista assume superintendência do Iphan em São Paulo

Por Santa Portal em 30/04/2023 às 08:00

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

O músico, historiador e ator santista Danilo Nunes foi nomeado pelo Ministério da Cultura para a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de São Paulo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (26).

O Iphan é responsável pela preservação de edifícios, monumentos, estruturas, objetos e locais, bem como o registro e a herança cultural intangível e de importância histórica ou cultural para o Brasil. Durante o governo Bolsonaro, o Instituto ficou paralisado e o conselho sem se reunir. Desde janeiro, Leandro Grass (PV) está à frente do Iphan.

Nunes destaca a importância do cargo dentro do Instituto. “A valorização da cultura, da história e da memória, é de extrema importância para a construção de nossa identidade. O passado nos dá a experiência para o presente que, vem acontecendo e se transformando cada vez mais em movimento e, assim entender que o que se faz hoje é o patrimônio que deve ser conservado para as próximas gerações do amanhã”, diz.

Além de outros feitos, o historiador foi organizador, junto com Marcio Barreto, das semanas da Cultura Caiçara de Santos e coordenador da Festa do Divino Espírito Santo do Caruara. Também foi coordenador do Mutirão do Folclore de Santos e integra o Dandô Circuito Dércio Marques de Fazeres e Saberes.

Nunes é professor de História e Geografia, além de também ter lecionado aulas sobre a história do Porto de Santos. O agora superintendente coloca a Baixada Santista como um fator importante para o entendimento de seu novo cargo.

“Hoje me sinto mais maduro e conhecedor da região da Baixada Santista de onde saio para assumir um posto que olha para todo o estado de São Paulo. Acredito que a região da Baixada Santista é uma região estratégica e tem um dos Porto mais importantes do mundo, além de ter uma intensa produção cultural e os patrimônios que aqui estão são páginas importantíssimas para a história do Brasil”, explica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.