PS de Cubatão é alvo de reclamação por atendimento a pacientes com sintomas gripais; VÍDEO

Por Santa Portal em 17/12/2021 às 21:30

O Pronto Socorro Municipal de Cubatão é alvo de denúncia devido o atendimento prestado a pacientes com sintomas gripais. A ala especializada, segundo testemunhas, é localizada na garagem de uma ambulância e não oferece conforto para quem busca cuidados médicos na unidade.

De acordo com Daniele Almeida Ferreira, de 31 anos, ela chegou a esperar cinco horas para fazer a triagem e, devido ao longo tempo de espera, outros pacientes aguardam deitados ou sentados no chão, já que há apenas 50 cadeiras no local.

“Tinham em torno de 200 pessoas, e elas não tinham outra opção se não ficar na passagem (entrada e saída) da ambulância. Com quase dois anos de pandemia, o hospital não preparou um ambiente para esse atendimento especializado”, desabafou.

Daniele esteve no local na última quinta-feira (16) para buscar atendimento para a filha de 12 anos, que estava com 40 graus de febre e delirando. “Não tem fila prioritária, um descaso com a população. Sem falar que minha filha fez o teste da covid-19 e o resultado saiu em menos de 30 minutos. Acho impossível pelo número de pessoas e espaço do laboratório”, comentou.

Resposta

Em nota enviada ao Santa Portal, a Secretaria de Saúde de Cubatão confirmou que a cidade está em surto de gripe causada por uma nova variante do vírus que causa a doença, e que as unidades estão sendo reestruturadas para atender a população. Leia a nota completa:

A Secretaria de Saúde de Cubatão confirma que a cidade está em surto de gripe causado pelo vírus da Influenza A, assim como já tem ocorrido em uma série de estados do país.

O atendimento das unidades de emergência do município, Pronto Socorro Central, Pronto Socorro Infantil e Unidade de Pronto Atendimento tem registrado em um só dia índices equivalentes a uma semana inteira da média dos últimos meses.

A Secretaria de Saúde ressalta que a situação é atípica, mas está reestruturando essas unidades para melhor atender a população. Também é de se destacar que Cubatão é a única cidade da região a manter um Pronto-Socorro Infantil pelo SUS, recebendo assim uma demanda maior do que a da população da cidade.

As equipes técnicas sugerem que as famílias dos pacientes reduzam ao máximo o número de acompanhantes para evitar a superlotação dos locais de espera. É importante frisar que o mundo ainda não saiu de uma pandemia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.