Projeto que permite rodeio crioulo em Cubatão é vetado

Por Santa Portal em 28/08/2025 às 16:00

Divulgação/Senado
Divulgação/Senado

O presidente da Câmara de Cubatão, o vereador Topete (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (27), na Prefeitura, com o prefeito César Nascimento (PSD) e representantes da causa animal na cidade para discutir o projeto de lei Nº 100/2025, que regulamenta o rodeio crioulo em Cubatão. O chefe do Legislativo Municipal sinalizou que os parlamentares irão manter o veto do prefeito à matéria, que recentemente foi aprovada no plenário da Câmara.

O parlamentar comentou que o projeto é polêmico por colocar em lados opostos os admiradores de tradições culturais, como vaquejadas e rodeios e defensores da causa animal. O presidente da Câmara afirmou que procurou escutar a todos os segmentos e que, após uma ampla discussão, entendeu que o momento era de rever a aprovação da matéria.

O prefeito César Nascimento agradeceu ao presidente da Câmara pelo recuo e disse que o diálogo entre os diferentes setores é fundamental para a construção de políticas públicas numa cidade.

Tati Ariki, veterinária e uma das representantes da causa animal presentes na reunião, ressaltou que a Câmara sempre esteve aberta à discussão do projeto de regulamentação do rodeio crioulo. A ativista disse que a matéria poderia representar dor e sofrimento aos animais.

O veto ao projeto de lei Nº 100/2025 deve ser votado nas próximas sessões ordinárias. Depois da manutenção do veto, a matéria será arquivada na Câmara.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.