Professores da rede municipal de ensino invadem Câmara de Cubatão

Por Santa Portal em 30/05/2023 às 21:00

Reprodução/SindPMC
Reprodução/SindPMC

Professores da rede municipal de ensino de Cubatão invadiram a Câmara de Vereadores após não receberem nenhuma contraproposta da Prefeitura às reivindicações expostas durante uma manifestação realizada nesta terça-feira (30).

De acordo com o diretor do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC), Maykon Rodrigues, uma das reivindicações dos professores é o pagamento do piso nacional do magistério.

“É o mínimo, hoje, está em R$ 4.450,00 mesmo com reajuste de 10,31% concedido como reposição inflacionária deste ano. As professoras recebem cerca de mil reais a menos do que o mínimo estabelecido”, explica Rodrigues. O diretor destaca que a Prefeitura de Cubatão é a única da Baixada Santista que não paga o piso do magistério.

A segunda reivindicação do sindicato é a da jornada de trabalho. Segundo Maykon, docentes estão se aposentando com até metade do valor que seria o correto, embora tenham contribuído a vida inteira para a previdência municipal com base no valor cheio de seus vencimentos.

“Essa questão a gente vem debatendo com o governo desde 2017 e é o mesmo governo, o governo Ademário, que já está quase acabando e ainda não resolveu essa questão”, diz o diretor.

Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que as atuais reivindicações dos profissionais desta área do ensino estão em análise judicial e a administração municipal aguardar o desenrolar na referida esfera para concluir eventual análise do que se pede.

A administração informou, ainda, que nesta terça-feira (31) pagou os salários dos servidores municipais já com o reajuste aprovado de 10,31% sobre o salário do mês, assim como o retroativo. O governo também estuda o pagamento da metade do 13º salário em junho para todos os funcionários públicos.

Os professores continuarão em vigília até esta quarta-feira (31), às 15h, quando acontecerá uma nova reunião com a administração. Caso a resposta da Prefeitura seja negativa, os docentes entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (5).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.