Professores da rede municipal de Cubatão entram em greve
Por Santa Portal em 02/04/2024 às 11:00
Membros do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC) entraram em greve na manhã desta terça-feira (2) e realizaram uma manifestação em frente ao Paço Municipal.
Os professores realizaram o ato em protesto à contraproposta apresentada pela Prefeitura às demandas do setor que, segundo o SindPMC, é insuficiente. De acordo com o Sindicato, professores receberam um aumento de 5% no salário, R$ 20 no vale-alimentação e R$ 1,64 no vale-refeição.
Outra demanda apontada pelos educadores é a revisão dos pagamentos de alguns educadores. O Sindicato alega que a administração cortou até 50% das aposentadorias de mais de 100 professoras. “São servidoras que, por décadas, se dedicaram à educação na Cidade e que, no merecido período de descanso, sofreram um injusto revés”, disse o SindPMC. A classe pede ainda a aprovação imediata do Projeto de Lei 13/2024, que garante a jornada como base previdenciária.
Às 14 horas desta terça, haverá outra manifestação em frente ao Paço Municipal. Segundo o Santa Portal, a Escola Ulysses Guimarães, uma das maiores da rede municipal, teve ao ensino 100% paralisado no período da manhã.
O Santa Portal procurou a Prefeitura de Cubatão sobre a greve. A Administração Municipal se manifestou por meio de nota.
Leia a nota da Prefeitura na íntegra:
A Prefeitura de Cubatão informa que houve tratativas junto ao Sindicato dos Servidores Públicos de Cubatão (Sispuc), o que resultou na antecipação do pagamento do dissídio para o mês de março, concedendo 5% de reajuste salarial para todos os servidores públicos municipais. Cabe ressaltar que o dissídio da categoria do funcionalismo público é no mês de maio, estando a Prefeitura impedida de conceder reajuste fora do índice inflacionário (que atualmente é de 5%) em obediência à legislação eleitoral.
Importante citar o respeito que os educadores têm sido tratados ao longo dos anos sobre essa questão salarial pela Seduc: em 2023, o reajuste foi de 10,31%, acima do índice inflacionário de 4,62%. Em 2022, o aumento chegou a 10,06%, acima dos 5% da correção inflacionária.
Sobre a revisão das aposentadorias feitas sem ampliação de jornada e carga suplementar, a Prefeitura de Cubatão já enviou à Câmara Municipal o projeto de lei sobre o assunto e, assim que aprovado, todos os cálculos previdenciários serão feitos de acordo com os critérios estabelecidos nesta lei.
Prejuízo na Educação – Segundo a Prefeitura, as unidades escolares permaneceram abertas hoje, funcionando normalmente, exceto nas salas de aula em que houve adesão dos professores à paralisação. Nestas, os alunos ficaram sem aula, o que comprometeu o calendário escolar e a rotina dos pais e responsáveis que contam com o dia a dia escolar como rede de apoio.