Professora de Cubatão visita escola na Inglaterra e traz experiência para Baixada

Por #Santaportal em 07/08/2015 às 15:14

CUBATÃO – A professora da rede municipal de ensino de Cubatão Milene Pinheiro visitou uma escola na Inglaterra, patrocinada pelo Conselho Britânico. A visita faz parte do programa Schools Online que promove o intercâmbio internacional Connecting Classrooms (salas de aula conectadas). Ela esteve na cidade de Chester, localizada ao norte do país,de 11 a 19 de julho, trocando experiências com alunos e professores da escola primária Cherry Grove.

Além da escola primária, a professora visitou uma escola de Ensino Médio, Upton-by-Chester, e a escola de Educação Especial Dee Bank, voltada a alunos com deficiência severa. Ela conheceu também a Universidade de Chester, que forma docentes na Cidade.

A educadora, que dá aulas no segundo ano primário na UME João Ramalho, vem desenvolvendo desde 2013 um projeto em parceria com a professora inglesa, Rozalind Thomson,a Roz Artist. Por meio de contatos realizados pela internet, Milene e Roz, tornaram viável um projeto de troca de correspondências entre seus alunos ingleses e cubatenses.

Em outubro passado, a professora Roz conseguiu montar três pastas com mais de 50 cartas dos alunos, com desenhos e fotos de atividades que foram enviadas em janeiro pelo correio. As cartas chegaram ao Brasil em março e os alunos gostaram bastante da experiência. Embora estivessem escritas em inglês, as cartas foram traduzidas pela professora, que os convidou a responder as correspondências.

“Foi um processo longo. Conheci Roz por meio do programa e nosso projeto acabou dando certo. Em março deste ano recebemos a visita de outros dois professores ingleses, os quais não me correspondo, que vieram ao Brasil para conhecer nossos alunos e escola.Precisei preparar as crianças para recebê-los. Ensinei a se apresentarem, falar idade e a comida favorita. Foram interações básicas que mostraram as crianças como se socializar em outra língua e colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.Os professores também aproveitaram para conhecer nossa cultura”, conta Milene.

Com o projeto, a professora notou que os alunos passaram a valorizar muito mais a língua materna e descobriram que aprender a língua inglesa é importante não só para sua formação, mas também para a comunicação em qualquer lugar do mundo.Ela afirma que o trabalho terá continuidade e que existem possibilidades de novos intercâmbios. “Agora os estudantes estão em férias na Inglaterra e retornam as aulas em setembro. Nesta próxima fase o nosso objetivo é mostrar o nosso folclore, costumes e principalmente nossa preparação par os Jogos Olímpicos”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.