Procissão e missa solene marcam o Dia da Padroeira de Cubatão

Por Santa Portal em 15/08/2023 às 06:00

Nossa Senhora da Lapa
Nossa Senhora da Lapa

Para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Lapa, padroeira de Cubatão, a Paróquia da Santa realiza missas e procissão luminosa nesta terça-feira (15). Pela manhã haverá missas na Igreja Matriz (AV. Nove de Abril, 1947), às 8h sendo celebrada pelo padre Ronaldo Gueiros e às 10h, pelo padre Paulo. Silva.

Às 18h30, uma procissão luminosa parte da Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Nova (Av. Nossa Sra. da Lapa, 676) até a Igreja Matriz, no Centro, onde os fiéis celebram a recepção, a bênção e a coroação da imagem de Nossa Senhora da Lapa, assim como a consagração de Cubatão à santa. A festa se encerra com a missa solene, programada para 19h30, com celebração do bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa.

Nossa Senhora da Lapa

A história da devoção de Nossa Senhora da Lapa em Cubatão remonta ao século XVII, quando os jesuítas adquiriram, por meio de doação, um sítio que se transformou mais tarde na Fazenda Geral de Cubatão. O local era conhecido também como Fazendinha da Lapa. No contrato de doação, havia uma cláusula que obrigava os padres a rezarem uma missa cantada, todos os anos, em ação de graças à Virgem Santíssima, com o título da Lapa.

Com a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas, a capelinha de Nossa Senhora da Lapa ficou ao abandono, restando aos colonos, entretanto, a obrigação da missa conforme era o desejo da doadora das terras.

A imagem da santa, hoje na Igreja Matriz, teria sido trazida de Portugal pela família de Francisco Pinto, o primeiro donatário das terras que deram origem a Cubatão.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.